Olhares e perspectivas de pesquisadores do grupo de trabalho 3 (GT-3) da ANCIB sobre bibliotecas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89192.85-100

Palavras-chave:

Biblioteca escolar; ENANCIB; GT3-ANCIB.

Resumo

Biblioteca escolar é tema de pesquisa presente em diversas áreas do conhecimento, dentre elas a Ciência da Informação. Neste estudo objetivou-se identificar as produções científicas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), entre 2011 e 2021 que versam sobre o tema e a abordagem dada pelos pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT)3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Quanto a metodologia, este estudo se caracteriza como pesquisa bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de nível descritivo, realizado em três etapas. Como resultados, obteve-se que: entre 2011 e 2021 foram apresentados 346 trabalhos   no âmbito do GT-3 e destes, apenas 12 tratam de bibliotecas escolares; estes foram produzidos por 21 autorias (autores e coautores) pertencentes a 5 Universidades brasileiras. Assim, conclui-se que: foram poucas publicações sobre bibliotecas escolares, diante da importância do tema e os pesquisadores estão concentrados em número reduzido de Universidades das Regiões Sul e Sudeste do País. No entanto, mesmo em pequena quantidade, constatou-se a relevância dessas publicações para ampliar as discussões e os diálogos em prol da construção de bibliotecas escolares capazes de efetivamente colaborar em ambientes educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henriette Ferreira Gomes, UFBA

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia na Área das Ciências Sociais e Sociais Aplicadas. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) no Biênio 2016-2018. Coordenadora Adjunta do Grupo de Trabalho 3 da ANCIB (GT3 - Mediação, circulação e apropriação da informação) no Biênio 2021-2023. Membro docente do Conselho Fiscal da ANCIB no Biênio 2018-2020. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Chefe do Departamento de Documentação e Informação nos biênios 2012-2014 e 2014-2016. Coordenadora do PPGCI/UFBA nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, relações entre Informação, Comunicação e Educação; Fundamentos históricos e epistemológicos em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Organização da Informação; Documentação científica e Metodologia da Pesquisa Científica.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.

AZEVEDO, Fernando de et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.

BORTOLIN, Sueli et al. Oralidade, Mediação da Informação e da Literatura na escola.
In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3013/1047. Acesso em: 09 maio 2022.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 64p.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte, MG. Anais [...] Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 27 abr. 2022.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/ uploads/ 2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. ver. amp. São Paulo: Atlas, 2011.

PEREIRA Gleice; CAMPELLO, Bernadete Santos. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília, SP. Anais [...]. Marília: Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/ index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/160/669 Acesso em: 07 maio 2022.

ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recursos estratégicos para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.

SALA, Fabiana; MILITÃO, Silvio César Nunes. O plano nacional do livro e leitura e suas contribuições para a biblioteca escolar: o caso do município de Anhumas-SP. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1324/1529. Acesso em: 04 maio 2022.

SILVA, Elisabete Costa da; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Formação continuada para o letramento informacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, 2019, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/ index.php /enancib/2019/paper/viewPaper/756. Acesso em: 07 maio 2022.

VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transinformação, [s. l.], v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.puccampinas.edu.br /transinfo/ article/view/1670. Acesso em: 28 abr. 2022

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

MESQUITA, Denizete Lima de; FERREIRA GOMES, Henriette. Olhares e perspectivas de pesquisadores do grupo de trabalho 3 (GT-3) da ANCIB sobre bibliotecas escolares. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 85–100, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89192.85-100. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89192. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB