Olhares e perspectivas de pesquisadores do grupo de trabalho 3 (GT-3) da ANCIB sobre bibliotecas escolares
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89192.85-100Palabras clave:
Biblioteca escolar; ENANCIB; GT3-ANCIB.Resumen
Biblioteca escolar é tema de pesquisa presente em diversas áreas do conhecimento, dentre elas a Ciência da Informação. Neste estudo objetivou-se identificar as produções científicas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), entre 2011 e 2021 que versam sobre o tema e a abordagem dada pelos pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT)3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Quanto a metodologia, este estudo se caracteriza como pesquisa bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de nível descritivo, realizado em três etapas. Como resultados, obteve-se que: entre 2011 e 2021 foram apresentados 346 trabalhos no âmbito do GT-3 e destes, apenas 12 tratam de bibliotecas escolares; estes foram produzidos por 21 autorias (autores e coautores) pertencentes a 5 Universidades brasileiras. Assim, conclui-se que: foram poucas publicações sobre bibliotecas escolares, diante da importância do tema e os pesquisadores estão concentrados em número reduzido de Universidades das Regiões Sul e Sudeste do País. No entanto, mesmo em pequena quantidade, constatou-se a relevância dessas publicações para ampliar as discussões e os diálogos em prol da construção de bibliotecas escolares capazes de efetivamente colaborar em ambientes educacionais.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Fernando de et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
BORTOLIN, Sueli et al. Oralidade, Mediação da Informação e da Literatura na escola.
In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA
INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3013/1047. Acesso em: 09 maio 2022.
CAMPELLO, Bernadete Santos et al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 64p.
CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte, MG. Anais [...] Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 27 abr. 2022.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/ uploads/ 2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. ver. amp. São Paulo: Atlas, 2011.
PEREIRA Gleice; CAMPELLO, Bernadete Santos. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília, SP. Anais [...]. Marília: Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/ index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/160/669 Acesso em: 07 maio 2022.
ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recursos estratégicos para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.
SALA, Fabiana; MILITÃO, Silvio César Nunes. O plano nacional do livro e leitura e suas contribuições para a biblioteca escolar: o caso do município de Anhumas-SP. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/1324/1529. Acesso em: 04 maio 2022.
SILVA, Elisabete Costa da; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Formação continuada para o letramento informacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, 2019, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/ index.php /enancib/2019/paper/viewPaper/756. Acesso em: 07 maio 2022.
VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transinformação, [s. l.], v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.puccampinas.edu.br /transinfo/ article/view/1670. Acesso em: 28 abr. 2022
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.