Comportamento informacional dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i2.2018.33901.132-134Keywords:
Estudos de Usuários, Comportamento Informacional, Biblioteca universitária, Biblioteca do Curso de Física – Universidade Federal do Ceará, Usuários da informação.Abstract
Trata do comportamento informacional dos usuários da Biblioteca do Curso de Física (BCF), participantes do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta a seguinte questão norteadora: como os usuários da BCF, vinculados ao PPGFIS, se comportam em relação à busca e ao uso da informação? Foi definido como objetivo geral, examinar com mais intensidade o comportamento informacional dos usuários da Biblioteca do Curso de Física, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Física, da Universidade Federal do Ceará. Para dar respostas a partir da questão problema, foram determinados os seguintes objetivos específicos: conhecer as necessidades que norteiam a busca e o uso da informação; compreender seus modos de realização com base no modelo proposto por Carol Kuhlthau; verificar as facilidades encontradas pelos usuários; identificar as dificuldades vivenciadas pelos usuários; e demonstrar o grau de satisfação destes no que tange ao significado da busca e do uso da informação. A escolha do ambiente deveu-se ao fato de atuarmos profissionalmente nesse ambiente, pois acreditamos que isto enriqueceu a análise dos dados e o estabelecimento de relações entre estes. Esta proposta foi fundamentada na perspectiva cognitiva de Carol Kuhtlhau, em virtude de entendermos que os pensamentos, sentimentos e ações permeiam intrinsecamente o Processo de Busca da Informação (PBI). A fim de cumprir os propósitos definidos, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo de natureza qualitativa configurando um estudo de caso, cujo campo de pesquisa foi a BCF tendo, portanto, como unidade de análise os usuários ligados ao PPGFIS. A amostra compreendeu 09 (nove) professores e 25 (vinte e cinco) estudantes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado via e-mail. Com base neste percurso metodológico, evidenciamos os resultados a seguir: a) as necessidades de informação dos docentes estão atreladas às disciplinas que ministram e aos projetos dos laboratórios ou grupos de pesquisa que coordenam; b) no caso dos discentes, seus questionamentos estão associados a este cenário por meio da elaboração das teses e dissertações; c) o ambiente mais propício para pesquisa de novas abordagens no campo da Física foi a internet; d) em contrapartida, o acervo da BCF é referência para consulta dos princípios fundamentais que embasam as especialidades da área em questão; e) o fator tempo foi o mais presente nas respostas relacionadas às dificuldades encontradas pelos professores e estudantes; e f) quanto às facilidades indicadas, verificamos que a capacidade de interação entre os pares otimiza a localização e seleção dos materiais de interesse. A partir do exposto, constatamos a satisfação do público estudado na condução do Processo de Busca da Informação, em decorrência da 6 evidente produção e inovação de suas pesquisas, cujos resultados têm sido publicados em periódicos de alto fator de impacto e, consequentemente, caracterizados por elevados índices de citação.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.