Comportamento informacional dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i2.2018.33901.132-134Parole chiave:
Estudos de Usuários, Comportamento Informacional, Biblioteca universitária, Biblioteca do Curso de Física – Universidade Federal do Ceará, Usuários da informação.Abstract
Trata do comportamento informacional dos usuários da Biblioteca do Curso de Física (BCF), participantes do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta a seguinte questão norteadora: como os usuários da BCF, vinculados ao PPGFIS, se comportam em relação à busca e ao uso da informação? Foi definido como objetivo geral, examinar com mais intensidade o comportamento informacional dos usuários da Biblioteca do Curso de Física, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Física, da Universidade Federal do Ceará. Para dar respostas a partir da questão problema, foram determinados os seguintes objetivos específicos: conhecer as necessidades que norteiam a busca e o uso da informação; compreender seus modos de realização com base no modelo proposto por Carol Kuhlthau; verificar as facilidades encontradas pelos usuários; identificar as dificuldades vivenciadas pelos usuários; e demonstrar o grau de satisfação destes no que tange ao significado da busca e do uso da informação. A escolha do ambiente deveu-se ao fato de atuarmos profissionalmente nesse ambiente, pois acreditamos que isto enriqueceu a análise dos dados e o estabelecimento de relações entre estes. Esta proposta foi fundamentada na perspectiva cognitiva de Carol Kuhtlhau, em virtude de entendermos que os pensamentos, sentimentos e ações permeiam intrinsecamente o Processo de Busca da Informação (PBI). A fim de cumprir os propósitos definidos, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo de natureza qualitativa configurando um estudo de caso, cujo campo de pesquisa foi a BCF tendo, portanto, como unidade de análise os usuários ligados ao PPGFIS. A amostra compreendeu 09 (nove) professores e 25 (vinte e cinco) estudantes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado via e-mail. Com base neste percurso metodológico, evidenciamos os resultados a seguir: a) as necessidades de informação dos docentes estão atreladas às disciplinas que ministram e aos projetos dos laboratórios ou grupos de pesquisa que coordenam; b) no caso dos discentes, seus questionamentos estão associados a este cenário por meio da elaboração das teses e dissertações; c) o ambiente mais propício para pesquisa de novas abordagens no campo da Física foi a internet; d) em contrapartida, o acervo da BCF é referência para consulta dos princípios fundamentais que embasam as especialidades da área em questão; e) o fator tempo foi o mais presente nas respostas relacionadas às dificuldades encontradas pelos professores e estudantes; e f) quanto às facilidades indicadas, verificamos que a capacidade de interação entre os pares otimiza a localização e seleção dos materiais de interesse. A partir do exposto, constatamos a satisfação do público estudado na condução do Processo de Busca da Informação, em decorrência da 6 evidente produção e inovação de suas pesquisas, cujos resultados têm sido publicados em periódicos de alto fator de impacto e, consequentemente, caracterizados por elevados índices de citação.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.