A atuação do Bibliotecário na Educação a Distância Online:

Cenário e Contexto de Fortaleza

Authors

  • Paula Pinheiro da Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41301.85-86

Keywords:

Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação a Distância, Bibliotecário

Abstract

Com os avanços tecnológicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em várias esferas e, no âmbito profissional, isso está bem acentuado. Para muitas áreas, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que, o acelerado desenvolvimento tecnológico requer aperfeiçoamento constante. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) online tem-se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educação continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma série de processos, ou fases, desde planejamento e implementação/produção, até a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuação do bibliotecário em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserção nessa área. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, para compreender o pensamento dos bibliotecários que atuam em Fortaleza, referente à sua participação em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecário ainda desconheça seu potencial de atuação na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a Educação a Distância constitui uma nova área de atuação para o bibliotecário, cabendo a este a apropriação e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuação nesse novo espaço de trabalho, bem como às suas instituições formadoras apoiá-lo nesse desafio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paula Pinheiro da Nóbrega

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará e em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Participa do Grupo de Educação, Tecnologia e Saúde, Grupo de Pesquisa coordenado pela professora Dra. Andréa Soares Rocha da Silva. Presta consultoria na área de normalização bibliográfica. Ministra aulas nos seguintes temas: educação, normalização bibliográfica, metodologia da pesquisa científica, aprendizagem baseada em problemas, gestão e comunicação.

Published

2019-07-05

How to Cite

NÓBREGA, Paula Pinheiro da. A atuação do Bibliotecário na Educação a Distância Online:: Cenário e Contexto de Fortaleza. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 85–86, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41301.85-86. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41301. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Resumos de Dissertações e Teses

Most read articles by the same author(s)