A atuação do Bibliotecário na Educação a Distância Online:
Cenário e Contexto de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41301.85-86Keywords:
Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação a Distância, BibliotecárioAbstract
Com os avanços tecnológicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em várias esferas e, no âmbito profissional, isso está bem acentuado. Para muitas áreas, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que, o acelerado desenvolvimento tecnológico requer aperfeiçoamento constante. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) online tem-se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educação continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma série de processos, ou fases, desde planejamento e implementação/produção, até a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuação do bibliotecário em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserção nessa área. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, para compreender o pensamento dos bibliotecários que atuam em Fortaleza, referente à sua participação em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecário ainda desconheça seu potencial de atuação na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a Educação a Distância constitui uma nova área de atuação para o bibliotecário, cabendo a este a apropriação e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuação nesse novo espaço de trabalho, bem como às suas instituições formadoras apoiá-lo nesse desafio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.