The brave new world of information ethics 2.0 in the fake news age

Authors

  • Maria das Graças Targino Universidade Federal do Piauí/Universidade Federal da Paraíba
  • Anderson Victor Barbosa Cavalcante Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43238.33-53

Keywords:

Informação. Fake News. Ética da Informação. Autoética da Informação.

Abstract

This article presents some manifestations of fake news in their articulations with information ethics 2.0 in the contemporary age. It discusses the mission of the ideology of information ethics 2.0 as the guiding and motivating locus of common and consensually accepted ethical repertoires in the field of information, or, in contrast, as the locus of personalist and individually constituted ethical repertoires, as an ideology of ethics of information 2.0 set up in time for fake news. It highlights social pathologies of information from a context marked by this latest ethical platform, presenting, after analysis of bibliographic data, antidotes and initiatives aimed at valuing information ethics 2.0 versus fake news. In methodological terms, regarding the formalistic demands, the study is based on text by V. G. Rodríguez, entitled “O ensaio como tese”, drawing on the Habermasian hermeneutics and founded on the qualitative method. It infers that the ideological project underlying the advancement of fake news threatens the meaning of information ethics 2.0 within the social imaginary. Thus, it is essential to face them as a social phenomenon. To this end, information workers, other news specialists, government, and policymakers must strengthen more solid designs toward information ethics 2.0 versus advancing fake news.

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Author Biographies

Maria das Graças Targino, Universidade Federal do Piauí/Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado em jornalismo junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), ano 2007. Atuou como pesquisadora junto ao referido Instituto / USAL, de março de 2010 a julho de 2011. Sua experiência acadêmica inclui, ainda, cursos em países, como Inglaterra, Cuba, México, França e Estados Unidos. Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação, enveredando pela literatura, com livros de crônicas, o último dos quais “Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos”, de 2014. Destaque para o livro “Jornalismo cidadão: informa ou deforma”, lançado pelo Unesco. Ênfase também para a organização como coautora de trilogia alusiva a revistas científicas, editadas em coautoria com Sueli Mara Soares Pinto Ferreira pelo Senac São Paulo e Cengage Learning. Final de 2015, lançamento em coautoria com Joana Coeli Ribeiro Garcia da coletânea em dois volumes, “Desvendando facetas da gestão e políticas de informação”, Editora da Universidade Federal da Paraíba, EDUFPB. Após manter vinculação com a Universidade Federal do Piauí, por 25 anos e como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, entre 2011 e 2013, atualmente, é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB e Coordenadora do Curso de Alfabetização e Letramento vinculado ao Centro de Educação Aberta a Distância / UFPI. Dentre outras atividades atuais, é membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais e internacionais. Ademais, mantém, a cada semana, coluna de opinião no jornal O Dia, Teresina PI. Dentre as láureas conquistadas, está o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação (Liderança Emergente) e o Título de Cidadã Teresinense, 2015.

Anderson Victor Barbosa Cavalcante, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em andamento em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Arquivista da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em pesquisa, atua principalmente junto aos seguintes temas: Arquivologia; Ciência da Informação; Informação e Sociedade; Socialização da Informação; Comunicação do Conhecimento; Comunicação Científica; Ensino e Pesquisa em Ciência da Informação; Filosofia da Informação; Sociologia da Informação; Acesso e Uso da Informação; Usuários/Sujeitos da Informação; Epistemologia da Ciência da Informação

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Published

2020-06-30

How to Cite

TARGINO, Maria das Graças; CAVALCANTE, Anderson Victor Barbosa. The brave new world of information ethics 2.0 in the fake news age. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 33–53, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43238.33-53. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43238. Acesso em: 30 jun. 2024.

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