Challenges of accessibility and assistive technology in the academic library

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62529.32-52

Keywords:

Bibliotecário, Acessibilidade, Pessoa com deficiência, Tecnologia Assistiva, Biblioteca universitária

Abstract

For people with disabilities, overcoming physical barriers and seeking information is a constant challenge, since most of the information resources available do not yet have adequate accessibility. The university library, as an environment that contributes to teaching, research and extension, also has the need to adapt its space, its form of service and the offer of its services, adapting them for use by people with disabilities. This text is descriptive, qualitative and focuses on elements of the literature review of an ongoing research. In order to undertake the research, it was decided to use documentary sources, analysis of the technical scientific literature in order to observe what, according to the literature, librarians working in university library systems do to satisfy the needs of people with disabilities, with regard to the use and knowledge of assistive technology resource and accessibility. As a result, some advances were found in relation to accessibility and assistive technology in the university libraries environment, but the changes are still insufficient to adequately serve people with disabilities.

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Author Biographies

Alejandro de Campos Pinheiro, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Letramento Informacional: educação para a informação pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é coordenador de bibliotecas setoriais da Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência atuando como bibliotecário de catalogação e do setor de referência da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de usuários, competência informacional, biblioteca, exclusão digital, serviço de referência, treinamento em bases de dados, levantamento bibliográfico, ficha catalográfica e pesquisa brasileira em ciência da informação. Experiência na Arquivologia com a organização e ordenação dos arquivos correntes, intermediários e permanentes, tramitação dos documentos, desenvolvimento de metodologia para a classificação dos documentos. 

Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais

Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Biblioteconomía y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid, entre outubro/2015 e setembro/ 2016, com bolsa de Estágio Sênior no Exterior, concedida pela CAPES; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado Sandwich pelo IEDES - Institut d?Étude du Développement Économique et Social/ Université Paris 1/Panthéon-Sorbonne, também com bolsa da CAPES; Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com bolsa CAPES; Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi professora da PUC-Minas, da Escola de Minas da UFOP. Integrou-se aos quadros da UFMG, em 1993, primeiramente na Escola de Biblioteconomia, hoje Escola de Ciência da Informação, onde leciona disciplinas do campo de Gestão de Unidades de Informação, para os cursos de graduação. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, onde orienta dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisiona pós-doutorado. Orientou tese premiada, na área de Ciência da Informação e Ciências Sociais Aplicadas I. Membro da Comissão Científica do ENANCIB? Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, em suas edições de 2003, 2008, 2009, 2010, 2017 e 2018, através da coordenação do GT-6 ?Informação, Educação e Trabalho?. Atua, principalmente, na pesquisa dos seguintes temas: trabalho informacional, mercado de trabalho para as profissões da informação; qualificação, relações de trabalho, organização do trabalho e administração de unidades de informação.

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Published

2021-05-30

How to Cite

PINHEIRO, Alejandro de Campos; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. Challenges of accessibility and assistive technology in the academic library. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 32–52, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62529.32-52. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62529. Acesso em: 19 may. 2024.