Desafios da acessibilidade e da tecnologia assistiva na biblioteca universitária
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62529.32-52Palabras clave:
Bibliotecário, Acessibilidade, Pessoa com deficiência, Tecnologia Assistiva, Biblioteca universitáriaResumen
Para a pessoa com deficiência, a superação das barreiras físicas e de busca de informação é um desafio constante, visto que a maioria dos recursos informacionais disponíveis ainda não possuem a acessibilidade adequada. A biblioteca universitária por ser um ambiente que contribui para o ensino, a pesquisa e a extensão tem, também, a necessidade de adaptar o seu espaço, sua forma de atendimento e a oferta de seus serviços, adequando-os ao uso pelas pessoas com deficiência. O presente texto é descritivo, qualitativo e focaliza elementos da revisão de literatura de uma pesquisa em andamento. Para empreender a pesquisa optou-se por utilizar fontes documentais, análise da literatura técnico científica visando observar o que, segundo a literatura, fazem os bibliotecários atuantes em sistemas de bibliotecas universitárias para satisfazer as necessidades das pessoas com deficiência, no que diz respeito à utilização e ao conhecimento de recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade. Como resultados constataram-se alguns avanços em relação à acessibilidade e a tecnologia assistiva no ambiente das bibliotecas universitárias, porém as mudanças são ainda insuficientes para atender adequadamente as pessoas com deficiência.
Descargas
Citas
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050/2020: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020. 162 p.
BEZERRA, N. A. et al. A biblioteca universitária na proposta do desenho universal: um diagnóstico do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, Anais [...]. Maceió, UFAL, 2011.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 4.084 de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 jul. 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L4084.htm. Acesso em: 3 fev. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.558 de 13 de novembro de 2002. Cria o programa Diversidade na Universidade e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 nov. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10558.htm. Acesso em: 21 dez. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 ago. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 3 fev. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 18 jul. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 3 fev. 2020.
BRASIL. Congresso Nacional. Decreto Lei nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis no 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em 3 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Censo da Educação Superior 2017: principais resultados. Brasília: Diretoria de Estatísticas Educacionais, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 14, de 24 de abril de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 de abril de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/programa_incluir.pdf . Acesso em: 27 out. 2020.
BORGES, C.V.S. et al. Proposta de acesso inclusivo dos portadores de deficiência visual na Biblioteca Universitária José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ.
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, n. esp., v. 10, 2014.
CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, 2007.
CORRÊA, M. A. M. Educação especial: v. 01. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005. Disponível em: https://canalcederj.cecierj.edu.br/012016/a1af164aed3aff470abbd469102d4a12.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
COSTA, Maria de Fátima Oliveira. A informação e o exercício da cidadania. 2004. Disponível em: <http://www.dci.ufc.br/fatimacosta/fcosta.publ.html>. Acesso em: 23 nov. 2020.
CYSNE, M. R. P. A biblioteconomia: dimensão social e educativa. Fortaleza: UFC, 1993.
DINIZ, I. C.; ALMEIDA, A. M.; FURTADO, C. C. O desafio da acessibilidade e da inclusão em bibliotecas universitárias: a prática da biblioteca central da Universidade Federal do Maranhão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2016. Salvador, Anais [...]. Salvador: UFBA, 2016.
GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013
GONZALEZ, C. J. Biblioteca acessível: serviço de informação para usuários com deficiência. 2002. Monografia (Departamento de Biblioteconomia e Documentação) - ECA, USP, 2002 apud PAULA, Sônia Nascimento de; CARVALHO, José Oscar Fontanini de. Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a05.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/educacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques. Acesso em: 5 fev. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em:http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 20 dez. 2020.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARTINS, A. B.; MARTINS, A. Bibliotecários de instituições de ensino superior quebram barreiras. ACTAS: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Lisboa, n.11, 2012. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/466/pdf. Acesso em: 21 out. 2019.
MELO, A. M.; COSTA, J. B.; SOARES, S. C. M. Tecnologias assistivas. In: PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. (Orgs.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: UNICAMP, Biblioteca Central César Lattes, 2006.
MIRANDA, S. N.; COSTA, M. V. S. B.; SILVA, M. M. O usuário surdo e a acessibilidade no sistema de bibliotecas da UNIRIO. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, n. 2017, v. 13, p. 2008-2019, 2019.
OLIVEIRA, G. B.; PAIVA, S. B. Gestão da informação no laboratório de acessibilidade da biblioteca central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador, Anais [...]. Salvador: UFBA, 2016.
OLIVEIRA, L. C. Visibilidade e participação política: um estudo no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Niterói. 2010. 178f. Dissertação (Mestrado). Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Niterói, 2010.
OTTONI, B.L. et al. Abordagem ao usuário com deficiência visual na rede de Bibliotecas da UNESP. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, n. esp., v. 10, 2014.
PEREIRA, A. C. A. Guia de acessibilidade em edificações: fácil acesso para todos. Belo Horizonte: CREA-MG: PBH, 2006. 64 p.
PEREIRA, R. C. S. P. Tecnologias Assistivas e Deficiência: algumas considerações. Educação Temática Digital. Campinas, v. 13, n.1, p.119-133, jul./dez .2011.
PINHEIRO, A. C. Estudo dos usuários dos serviços de referência da biblioteca central da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus, Anais [...]. Manaus: UFAM, 2016.
PINHO NETO, J.A.S. A inclusão digital para deficientes visuais do setor braile da biblioteca central da UFPB. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, 8., 2014, São Paulo, Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2014.
RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. R. Tecnologia assistiva: uma revisão do tema. Holos, Natal, n. 29, v. 6. p. 170-180. 2013. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/07/TECNOLOGIA-ASSISTIVA-REVIS%C3%83O-DO-TEMA.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
SILVA, R. A. COSTA, M. K. A. CRIVELLARI, H. M. T. A formação do bibliotecário para atuar na sociedade inclusiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMAÇAO, 15, 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
SILVA, H. A.; LEITE, F. C. D. Avaliação dos serviços em biblioteca universitária: o caso da biblioteca setorial Prof. Candido Athayde da UFPI. Ponto de Acesso, v. 9, n. 2, p. 84-97, 2015. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13115/9842. Acesso em: 5 fev. 2020.
SILVEIRA, J. G. Universidade e bibliotecas universitárias: em foco as condições de acesso à informação e aos prédios da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG por pessoas com deficiência. In: SILVEIRA, J. G. (Org). Acessibilidade e cidadania: teorias e práticas em contextos informacionais. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2014.
SOUSA, C. S. et al. Acessibilidade e informação científica na educação superior: caminhos trilhados pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 28., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
SOUSA, C. S. et al. Desenvolvimento de coleções para pessoas com deficiência visual no sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais [...]. Gramado: UFRGS, 2012.
STORTI, V. R. et al. Promover a acessibilidade aos deficientes visuais e baixa visão à rede de bibliotecas da Unesp. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 10, n. Especial, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4497. Acesso em: 5 fev. 2020
TEIXEIRA, L. A. et al. Políticas de inclusão de acessibilidade para a promoção da competência em informação: um olhar para a biblioteca central da UFMS. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 331-352, 2017.
VIANNA, W. B.; PINTO, A. L. Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p.125-151, abr./jun. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.