The ROLE OF THE LIBRARIAN AS AN ENVIRONMENTAL EDUCATOR AND THEIR CONTRIBUTIONS SUPPORTED BY MEANINGFUL LEARNING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62701.71-90

Keywords:

Library, Meaningful learning, Non-formal education

Abstract

Libraries, heritage preservation spaces and inseparable from education, are vital for social development and the environmental preservation of the societies in which they are located. Being non-formal learning space, they stand out, because it is through the mediation with the users in the search for information that meaningful learning occurs. Following that line of thought, it is proposed to reflect on libraries as learning spaces, based on a bibliographic review and discusses the contribution of the librarian to Environmental Education as an educator. Therefore, the librarian must collaborate so that the conscious environmental information is assimilated by the users to investigate their ecological practices.

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Author Biographies

Mariana Paranhos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e especialista em Educação Ambiental pela Faculdade São Luís (2020) e mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Químicas da vida e saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da mesma instituição. Atualmente é servidora pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo atividades técnicas administrativas junto a PROPLAN/DPG. Exerce a função de Tutora 1 dos cursos de Treinamento EAD do SEI - Conecte-se UFRGS. Foi secretária dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia e Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia, na Faculdade de Medicina/UFRGS. Trabalhou, também, como secretária da Comissão de Pós-Graduação (COMPG) da Faculdade de Medicina/UFRGS. Tem experiência na área de biblioteconomia, atuando principalmente com temas da educação infantil e produção científica. Atualmente, pesquisa sobre abordagens didático-pedagógicas para o Ensino de Ciências, com enfoque em Ciências da Natureza e Educação Ambiental. Tem interesse nas áreas de conservação, educação ambiental e prevenção da saúde.

Sabrina Silveira da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professora da Prefeitura Nova Santa Rita desde 2003. Mestranda do curso do Pós-Graduação em Educação em Ciências : Química da Vida e Saúde, com orientação do Professor Doutor José Vicente Lima Robaina. Coordena a Cooperativa Escolar Rui Barbosa, da Emef Rui Barbosa, de Nova Santa Rita. Coordenou interinamente o Clube de Ciências Saberes do Campo, da Emef Rui Barbosa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em magistério, séries iniciais. Possui pós graduação em atividade física e saúde pela Universidade Gama Filho. Foi coordenadora de cultura e esporte da cidade de Nova Santa Rita de 2006 à 2012.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, é professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordenadora do Programa de Gestão Documental da FAURGS. Associada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

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Published

2021-05-30

How to Cite

OLIVEIRA, Mariana Paranhos de; ROSA, Sabrina Silveira da; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. The ROLE OF THE LIBRARIAN AS AN ENVIRONMENTAL EDUCATOR AND THEIR CONTRIBUTIONS SUPPORTED BY MEANINGFUL LEARNING. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 71–90, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62701.71-90. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62701. Acesso em: 27 may. 2024.

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