O papel do bibliotecário como educador ambiental e suas contribuições amparadas pela aprendizagem significativa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62701.71-90

Mots-clés :

Bibliotecário, Educação Ambiental, Educação não-formal

Résumé

Diante da realidade ambiental em que se vive é necessário que haja a colaboração de diversos profissionais para a garantia de um ambiente saudável, para esta e as próximas gerações. As bibliotecas, espaços de preservação do patrimônio e indissociáveis da educação, são vitais para desenvolvimento social e da preservação ambiental das sociedades onde operam. Nesse contexto, o bibliotecário tem ampliado seus espaços de atuação para além das tradicionais atividades atinentes à biblioteca e, tem se destacado. Pois, é por meio da mediação, junto aos usuários na busca pela informação, valorizando o que eles já sabem que a Aprendizagem Significativa ocorre. Nessa linha, propõe-se uma reflexão sobre as bibliotecas enquanto espaços de aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica, discutindo a contribuição do bibliotecário como educador para a Educação Ambiental. Esse estudo possibilitou concluir que o bibliotecário não só pode operar neste contexto como possui as atribuições para atuar em projetos de educação ambiental. Seu papel deve ampliar-se, para além da atuação como intermediário do processo informacional, para assumir o espaço que lhe cabe como interagente, tanto com o produtor da informação quanto com quem dela faz uso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mariana Paranhos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e especialista em Educação Ambiental pela Faculdade São Luís (2020) e mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Químicas da vida e saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da mesma instituição. Atualmente é servidora pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo atividades técnicas administrativas junto a PROPLAN/DPG. Exerce a função de Tutora 1 dos cursos de Treinamento EAD do SEI - Conecte-se UFRGS. Foi secretária dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia e Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia, na Faculdade de Medicina/UFRGS. Trabalhou, também, como secretária da Comissão de Pós-Graduação (COMPG) da Faculdade de Medicina/UFRGS. Tem experiência na área de biblioteconomia, atuando principalmente com temas da educação infantil e produção científica. Atualmente, pesquisa sobre abordagens didático-pedagógicas para o Ensino de Ciências, com enfoque em Ciências da Natureza e Educação Ambiental. Tem interesse nas áreas de conservação, educação ambiental e prevenção da saúde.

Sabrina Silveira da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professora da Prefeitura Nova Santa Rita desde 2003. Mestranda do curso do Pós-Graduação em Educação em Ciências : Química da Vida e Saúde, com orientação do Professor Doutor José Vicente Lima Robaina. Coordena a Cooperativa Escolar Rui Barbosa, da Emef Rui Barbosa, de Nova Santa Rita. Coordenou interinamente o Clube de Ciências Saberes do Campo, da Emef Rui Barbosa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em magistério, séries iniciais. Possui pós graduação em atividade física e saúde pela Universidade Gama Filho. Foi coordenadora de cultura e esporte da cidade de Nova Santa Rita de 2006 à 2012.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, é professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordenadora do Programa de Gestão Documental da FAURGS. Associada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Références

ALMEIDA, L. R. M. Avaliação formativa no contexto da Construção do mapa conceitual. Sitientibus, n. 36, p. 175-195. Disponível em: http://www2.uefs.br:8081/sitientibus/pdf/36/avaliacao_formativa_no_contexto_da_construcao_do_mapa_conceitual.pdf. Acesso em: 8 maio 2019

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BICHERI, A. L. A. O.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 2, n.1, p. 41-54, 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106585/105180 . Acesso em: 8 maio 2019.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002.

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116, 18 jun. 2012. Seção 1, p. 70.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: função educativa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CAPRA. F. As conexões ocultas: ciências para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

CARDOSO. N. B. A contribuição do bibliotecário para a educação ambiental. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15. n. 2, p. 189-206, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n2/a10v15n2.pdf. Acesso em: 8 maio 2019.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2. ed. São Paulo Cortez, 2006.

DUDZIAK, E. A.; GABRIEL, M. A.; VILLELA, M. C. O. Sociedade de aprendizagem e os desafios para os profissionais da informação em sua atuação educacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., Porto Alegre, 2000.. Anais [...] Porto Alegre: FEBAB, 2000. Disponível em: http://dici.ibict.br/archive/00000717/. Acesso em: 01 abr. 2009.

FREIRE, P. O que é método Paulo Freire. 8. ed. São Paulo (SP): Brasiliense; 1993.

Gohn, M. G. Educação não-formal e cultura política. Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo, Cortez, 1999.

GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação das políticas públicas de educação, v. 14 n. 50, p. 27-38. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf. Acesso em: 5 maio 2019

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. n. 118, p. 189-206. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100008. Acesso em: 8 maio 2019.

LEFF, E. Ecologia, capital e cultura: racionalidade ambiental, democracia participativa e desenvolvimento sustentável. Blumenau: FURB, 2001.

LISBOA, C. P; KINDEL,E. A. I. Educação Ambiental da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Matilde Endlich Orth. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MARTUCCI, E. M. Sobre educação bibliotecária e perfil profissional. Palavra-Chave, São Paulo, n. 3, p. 2-3, out. 1983.

MARTINS, M. S.; CIPOLAT, S. O bibliotecário como agente socializador na disseminação da informação sobre meio ambiente: relato de experiência. Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.18, n. 2, p. 179-190, 2006. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000000087/029d3e9cb0183d5701af0fe780686e92. Acesso em: 8 maio 2019.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

MUGGLER, C. C. et al. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo. n. 30, p. 733-740, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v30n4/14.pdf. Acesso em: 8 maio 2019.

PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1990.

SILVA, J. D. O; CUNHA, J. A. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 46, p. 45-58, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/mariana/Downloads/O_papel_educativo_da_biblioteca_escolar_no_context.pdf. Acesso em: 8 maio 2019.

TRILLA, J. A educação não formal. In: ARANTES, V. A.(org.).
Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus,
2008. p. 15-55.

VALE M., J.; COUTO, S. Princípios Freirianos e o Sócioconstrutivismo. São Paulo, 2003. 20p.

VIEIRA, A. S. PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES:
uma proposta ecológica para a Biblioteconomia. R. Esc. Bibliotecon, Belo Horizonte,
v. 15, n. 2, p. 202-209, set. 1986.

PEREIRA, D. S. C. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Construção Psicopedagógica, v. 18, n. 16, p. 112-128, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v18n16/v18n16a10.pdf. Acesso em: 8 maio 2019

Publiée

2021-05-30

Comment citer

OLIVEIRA, Mariana Paranhos de; ROSA, Sabrina Silveira da; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. O papel do bibliotecário como educador ambiental e suas contribuições amparadas pela aprendizagem significativa. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 71–90, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62701.71-90. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62701. Acesso em: 27 mai. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice