Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62776.91-107

Keywords:

Profissional bibliotecário, Formação continuada, Atividade de trabalho, Ciência da Informação

Abstract

The world of work has gone through changes, and professionals are in constant need of continuing education. To improve the provision of services and value professionals, the State encourages and even formulates instruments to facilitate the management of the career of it employees.One of the instruments is the career plan for Technical-Administrative positions in Education, established by law 11.091, of 12/01/05. The goal is to investigate the "uses of self" made by librarians in their work activities after their continuing education in stricto sensu post-graduation courses. The study will be based on ergology theories. This proposal is justified by the importance of studying a professional practice that has historical ballast, is regulated and established in the world of work. It is believed that professionals use strategies to perform renormalizations, and thus understand and dribble the deformations of the environment and give meaning to their activities. And that continuing education at the master's and doctoral levels can be used as tools that will support and help these actions. These are postulates inspired by the theoretical review carried out and are important for the development of empirical research, which was proposed to be carried out with librarians who work in the federal public service.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiana Pereira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda na Escola de Ciência da Informação da UFMG, atua como bibliotecário/documentalista na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, , possui mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário -UNA, graduação em Biblioteconomia e especialização em Gestão Estratégica da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais.

References

ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 14-24, set./dez. 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a02v29n3.pdf> .Acesso em: 20 set. 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2008. 281 p.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm> . 2005. [Acesso 20 ago. 2017].

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 4.084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2 de julho de 1962. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4084.htm>. Acesso em: 25 ago. 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. 3. ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010. Disponível em: < http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/downloads.jsf>. Acesso em: 10 ago. 2017.

BRISOLA, Elisa Maria Andrade; MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira. A História oral enquanto metodologia dentro do universo da pesquisa qualitativa: um foco a partir da análise por triangulação de métodos. Revista Ciências Humanas. – Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: < https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/download/9/8> . Acesso em: 08 ago. 2017.

CARVALHO, Marluce Lima de. Inovações tecnológicas e de comunicação e o trabalho dos bibliotecários da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2011. 119 F. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

CRESPO, I. M; RODRIGUES, A. V. F; MIRANDA, C.L. Educação continuada para bibliotecários: caracteristicas perspectivas em um cenário de mudanças, Biblios, Pittsburgh, v. 7, n. 25-26, jul/dez. 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2170711.pdf Acesso em: 18 Jun. 2018.

CRIVELLARI, H. M. T. Relação educativa e formação profissional na Ciência da Informação. In: ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, V, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. 1 CD-ROM.

CUNHA, D. M. Notas conceituais sobre atividade e corpo-si na abordagem ergológica do trabalho. In: 30ª Reunião anual da ANPED, 2007, Caxambu. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT09-3586--Int.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2017.

CUNHA, M.V.; PEREIRA, M.C. O perfil do profissional da informação em Santa Catarina: primeiros resultados. In: ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. 1 CD-ROM

CUNHA, Miriam Vieira da; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004.

DIAS, D. S.; SANTOS, E. H.; ARANHA, A. V. S. Contribuições da ergologia par a análise da atividade do trabalho docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 211-227, 2015. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1202/389> Acesso em: 10 maio 2019.

DIAS, Maria Matilde Kronka et al. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1-16, jul./dez. 2004. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/6457/1/v.2%2C_n._1%2C_p._1-16.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

LASTRES, H. M. M.; ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método, e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.

MIRANDA, A. C. U. C.; SOLINO, A. N. S. Educação continuada e mercado de trabalho: um estudo sobre os bibliotecários do estado rio grande do norte. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 383-397, 2006. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/4278>. Acesso em: 18 Jun. 2018.

PENA, André de Souza. Reflexões críticas sobre aspectos produtivos e do trabalho na biblioteca universitária em tempos de crise: comparação entre Brasil, Espanha e Moçambique. 2015. 269 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, 2015.

PROSDÓCIMO, Z. P. A.; OHIRA, M. L. B. Educação continuada do bibliotecário: revisão de literatura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 111-128, 1999.

SANTOS, Fabiana Pereira dos. O saber-fazer de bibliotecários de referência no desenvolvimento do letramento informacional acadêmico de graduandos. Belo Horizonte, 2015. 146f. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local) - Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2015.

SCHUSTER, Marcelo da Silva; DIAS, Valéria da Veiga. Plano de carreira nos sistemas de gestão público e privado: uma discussão a luz das teorias motivacionais. Revista de Administração IMED, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2012. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/123/131> . Acesso em: 05 ago. 2017.

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. (Orgs.). Trabalho e ergologia: Conversas sobre a atividade humana. Niterói: EDUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense), 2007.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Conversa entre Yves Schwartz, Marcelle Duc e Louis Durrive. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Orgs.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2007. p. 191-223.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e valor. Tempo Social: Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 147-158, out. 1996. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/86429/89086> . Acesso em: 15 ago. 2017.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

SILVA, Claudia Lourenço da; PONTES, Vanildo Pereira. A pós-graduação no processo formacional do bibliotecário. Biblios: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología, n. 53, p. 29-39, 2013.

SILVA, Jose Fernando Modesto da. O impacto tecnológico no exercício profissional em Ciência da Informação: o bibliotecário. In: VALENTIM, M. L. P. Atuação profissional na área da informação. São Paulo: Polis, 2004.

TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, número especial, p. 93-113, ago. 2010. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38e/art07_38e.pdf>. Acesso em: 18 de ago. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG. Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação – UFMG: em cumprimento ao Decreto 7232/2010, Art. 4º. [2017] Disponível em: https://www.ufmg.br/prorh/wp-content/uploads/2017/08/Quadro-de-vagas-agosto-2017.pdf . Acesso em: 10 ago. 2017.

Published

2021-05-30

How to Cite

SANTOS, Fabiana Pereira dos. Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 91–107, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62776.91-107. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62776. Acesso em: 21 nov. 2024.