Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62776.91-107

Palabras clave:

Profissional bibliotecário, Formação continuada, Atividade de trabalho, Ciência da Informação

Resumen

O mundo do trabalho tem passado por modificações, os profissionais se veem com necessidades constantes de formação continuada. Para melhora a prestação de serviços e valorizar os profissionais, o Estado incentiva e até formula instrumentos para facilitar a gestão da carreira dos servidores.Um dos instrumentos é o plano de carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela lei 11.091, de 12/01/05. O objetivo é investigar os “usos de si” feitos por bibliotecários em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu. O estudo se alicerçará em bases teóricas da ergologia. Justifica-se esta proposta pela importância de se estudar uma prática profissional que tem lastro histórico, está regulamentada e sedimentada no mundo do trabalho. Acredita-se que os profissionais utilizam estratégias para realizar  renormalizações,e assim, entende e driblar as deformações do meio e dar sentido às suas atividades. E que as formações continuadas em nivel de mestrado e doutorado podem ser utilizadas como ferramentas que sustentarão e auxiliarão estas ações. Esses são postulados inspirados pela revisão teórica realizada e se mostram importantes para desenvolvimento da pesquisa empírica, que se propôs realizar junto a bibliotecários que atuam no serviço público federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Pereira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda na Escola de Ciência da Informação da UFMG, atua como bibliotecário/documentalista na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, , possui mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário -UNA, graduação em Biblioteconomia e especialização em Gestão Estratégica da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais.

Citas

ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 14-24, set./dez. 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a02v29n3.pdf> .Acesso em: 20 set. 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2008. 281 p.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm> . 2005. [Acesso 20 ago. 2017].

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 4.084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2 de julho de 1962. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4084.htm>. Acesso em: 25 ago. 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. 3. ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010. Disponível em: < http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/downloads.jsf>. Acesso em: 10 ago. 2017.

BRISOLA, Elisa Maria Andrade; MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira. A História oral enquanto metodologia dentro do universo da pesquisa qualitativa: um foco a partir da análise por triangulação de métodos. Revista Ciências Humanas. – Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: < https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/download/9/8> . Acesso em: 08 ago. 2017.

CARVALHO, Marluce Lima de. Inovações tecnológicas e de comunicação e o trabalho dos bibliotecários da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2011. 119 F. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

CRESPO, I. M; RODRIGUES, A. V. F; MIRANDA, C.L. Educação continuada para bibliotecários: caracteristicas perspectivas em um cenário de mudanças, Biblios, Pittsburgh, v. 7, n. 25-26, jul/dez. 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2170711.pdf Acesso em: 18 Jun. 2018.

CRIVELLARI, H. M. T. Relação educativa e formação profissional na Ciência da Informação. In: ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, V, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. 1 CD-ROM.

CUNHA, D. M. Notas conceituais sobre atividade e corpo-si na abordagem ergológica do trabalho. In: 30ª Reunião anual da ANPED, 2007, Caxambu. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT09-3586--Int.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2017.

CUNHA, M.V.; PEREIRA, M.C. O perfil do profissional da informação em Santa Catarina: primeiros resultados. In: ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. 1 CD-ROM

CUNHA, Miriam Vieira da; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004.

DIAS, D. S.; SANTOS, E. H.; ARANHA, A. V. S. Contribuições da ergologia par a análise da atividade do trabalho docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 211-227, 2015. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1202/389> Acesso em: 10 maio 2019.

DIAS, Maria Matilde Kronka et al. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1-16, jul./dez. 2004. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/6457/1/v.2%2C_n._1%2C_p._1-16.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

LASTRES, H. M. M.; ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método, e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.

MIRANDA, A. C. U. C.; SOLINO, A. N. S. Educação continuada e mercado de trabalho: um estudo sobre os bibliotecários do estado rio grande do norte. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 383-397, 2006. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/4278>. Acesso em: 18 Jun. 2018.

PENA, André de Souza. Reflexões críticas sobre aspectos produtivos e do trabalho na biblioteca universitária em tempos de crise: comparação entre Brasil, Espanha e Moçambique. 2015. 269 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, 2015.

PROSDÓCIMO, Z. P. A.; OHIRA, M. L. B. Educação continuada do bibliotecário: revisão de literatura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 111-128, 1999.

SANTOS, Fabiana Pereira dos. O saber-fazer de bibliotecários de referência no desenvolvimento do letramento informacional acadêmico de graduandos. Belo Horizonte, 2015. 146f. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local) - Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2015.

SCHUSTER, Marcelo da Silva; DIAS, Valéria da Veiga. Plano de carreira nos sistemas de gestão público e privado: uma discussão a luz das teorias motivacionais. Revista de Administração IMED, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2012. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/123/131> . Acesso em: 05 ago. 2017.

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. (Orgs.). Trabalho e ergologia: Conversas sobre a atividade humana. Niterói: EDUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense), 2007.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Conversa entre Yves Schwartz, Marcelle Duc e Louis Durrive. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Orgs.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2007. p. 191-223.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e valor. Tempo Social: Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 147-158, out. 1996. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/86429/89086> . Acesso em: 15 ago. 2017.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

SILVA, Claudia Lourenço da; PONTES, Vanildo Pereira. A pós-graduação no processo formacional do bibliotecário. Biblios: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología, n. 53, p. 29-39, 2013.

SILVA, Jose Fernando Modesto da. O impacto tecnológico no exercício profissional em Ciência da Informação: o bibliotecário. In: VALENTIM, M. L. P. Atuação profissional na área da informação. São Paulo: Polis, 2004.

TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, número especial, p. 93-113, ago. 2010. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38e/art07_38e.pdf>. Acesso em: 18 de ago. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG. Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação – UFMG: em cumprimento ao Decreto 7232/2010, Art. 4º. [2017] Disponível em: https://www.ufmg.br/prorh/wp-content/uploads/2017/08/Quadro-de-vagas-agosto-2017.pdf . Acesso em: 10 ago. 2017.

Publicado

2021-05-30

Cómo citar

SANTOS, Fabiana Pereira dos. Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 91–107, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62776.91-107. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62776. Acesso em: 21 nov. 2024.