Ciência de Dados e Ciência da Informação

evolução e paradigmas da ciência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78490.1-21

Keywords:

Ciência de dados. Ciência da Informação. e-Science. Quarto paradigma. Evolução da ciência.

Abstract

The evolution of Science makes it possible to go through the understanding of the evolutionary process of society, being based on scientific paradigms and research. Knowledge in the scientific field has its definition based on the density of the empirical base, being built by its paradigms. In this foundation, through the process of technological development, which four paradigms make up science, being first for the description of natural phenomena, the second for the use of models, third for the computational branch, in the simulations of these phenomena and the fourth for the great amount of data, which through this advance, this great sharing of data and its storage, propitiate the emergence of e-science, formed by the flood of data, which are collected, generated or simulated by computing. The article aims to discuss the relationship between data science and information science. Using as methodological study the use of literature review. Thus, it is concluded, that seeking to understand the paradigms of e-science are essential to study the behavior of the current era of the large amount of data emerging from the web.

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Author Biographies

Makson de Jesus Reis, UFBA

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (2019) e Graduado em Biblioteconomia e Documentação( 2016) pela Universidade Federal de Sergipe; Graduando em Admnistração pela Uniasselvi (2019-); Graduando em Direito pela UniFTC (2020-). Possui estudos e desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, Administração e Direito, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes discussões temáticas: Biblioteconomia, Ciência de dados, Cientista de Dados, Inteligência Artificial, Big Data, Bibliotecário de Dados, Era da Conexão, Gestão de dados; Ciborgues Interpretativo, e-Science, Sistemas de Automação, Realidade Virtual e Estéticas Tecnológicas, Robótica, Interações Tecnológicas no Homem, Educação Tecnológica. Possui o blog: https://maksonreisprof.wordpress.com

Telma de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Foi docente no curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e no curso de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atualmente é docente adjunto no Curso de Biblioteconomia e Documentação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo exercido a função de coordenador do curso no período de 2014 a 2016. É coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), no curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (PROFIN). Coordenadora do Curso Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade à distância no CESAD/UFS. Foi Presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE), nos períodos de 2015 a 2017 e 2018-2020. Vice-Presidente da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) no período de 2015 a 2017 e de 2018 a 2020. Atualmente é vice-presidente do CRB5 (Bahia/Sergipe) na 19a. gestão.

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Published

2022-12-28

How to Cite

REIS, Makson de Jesus; CARVALHO, Telma de. Ciência de Dados e Ciência da Informação: evolução e paradigmas da ciência. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–21, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78490.1-21. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78490. Acesso em: 5 jul. 2024.

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