Ciência de Dados e Ciência da Informação

evolução e paradigmas da ciência

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DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78490.1-21

Mots-clés :

Ciência de dados. Ciência da Informação. e-Science. Quarto paradigma. Evolução da ciência.

Résumé

A evolução da Ciência possibilita percorrer o entendimento do processo evolutivo da sociedade, sendo embasada pelos paradigmas científicos e pelas pesquisas. Os conhecimentos no campo científico têm sua definição pautada na densidade da base empírica, sendo construída por seus paradigmas. Neste alicerce, pelo processo de desenvolvimento tecnológico, destaca-se que quatros paradigmas compõem a ciência, sendo o primeiro pela descrição dos fenômenos naturais, o segundo pelo uso de modelos, o terceiro pelo ramo computacional, nas simulações desses fenômenos e o quarto pela grande quantidade de dados. Por meio desse avanço, este grande compartilhamento de dados e seu armazenamento, propiciaram o surgimento da e-science, formada pelo dilúvio de dados, sendo estes coletados, gerados ou simulados pela computação. O artigo tem como objetivo discutir a relação da ciência de dados na ciência da informação. Tem como procedimento metodológico a utilização de revisão de literatura. Deste modo, conclui-se que compreender os paradigmas da ciência até chegar-se à e-science são essenciais para estudar o comportamento da atual era a partir da grande quantidade de dados emergentes da web, chegando-se, atualmente, ao quarto paradigma

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Makson de Jesus Reis, UFBA

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (2019) e Graduado em Biblioteconomia e Documentação( 2016) pela Universidade Federal de Sergipe; Graduando em Admnistração pela Uniasselvi (2019-); Graduando em Direito pela UniFTC (2020-). Possui estudos e desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, Administração e Direito, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes discussões temáticas: Biblioteconomia, Ciência de dados, Cientista de Dados, Inteligência Artificial, Big Data, Bibliotecário de Dados, Era da Conexão, Gestão de dados; Ciborgues Interpretativo, e-Science, Sistemas de Automação, Realidade Virtual e Estéticas Tecnológicas, Robótica, Interações Tecnológicas no Homem, Educação Tecnológica. Possui o blog: https://maksonreisprof.wordpress.com

Telma de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Foi docente no curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e no curso de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atualmente é docente adjunto no Curso de Biblioteconomia e Documentação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo exercido a função de coordenador do curso no período de 2014 a 2016. É coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), no curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (PROFIN). Coordenadora do Curso Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade à distância no CESAD/UFS. Foi Presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE), nos períodos de 2015 a 2017 e 2018-2020. Vice-Presidente da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) no período de 2015 a 2017 e de 2018 a 2020. Atualmente é vice-presidente do CRB5 (Bahia/Sergipe) na 19a. gestão.

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Publiée

2022-12-28

Comment citer

REIS, Makson de Jesus; CARVALHO, Telma de. Ciência de Dados e Ciência da Informação: evolução e paradigmas da ciência. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–21, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78490.1-21. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78490. Acesso em: 5 juill. 2024.

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