Práticas informacionais em ambiente digital

os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159

Keywords:

Práticas informacionais, Competência crítica em informação, Cultura digital, Educação crítica, YouTube

Abstract

The construction of a critical conscience is essential for the emancipation of subjects in the face of the economic, political, social and technological challenges of this new digital culture, marked by platformization, datafication of life and algorithmic performativity, and by information dystopias such as disinformation, fake news, post truth and infodemic. Such awareness can be fostered through different initiatives, institutional or not, based on critical informational practices that lead individuals to act (individually and collectively) in order to transform the reality around them. Thus, this article aims to present a survey of YouTube channels that call themselves Marxist and produce critical educational content capable of providing the construction of critical information literacy on the part of the subjects. This is a descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, in which data were collected from field research, through virtual ethnography. A total of 28 channels that promote critical education on YouTube were retrieved, from which, among other things, the date of creation, number of videos published and number of subscribers were retrieved. It was noticed that these channels seek to promote critical awareness in the subjects, based on discussions about concepts and social situations that permeate our daily lives.

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Author Biographies

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia digital e da informação, Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação, Práticas Informacionais, Mediação, Acesso, Uso e Impactos da informação.

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social pela UFPB (Habilitação em Relações Públicas). Pós-Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Professor Visitante no Digital Media and Interaction Research Centre (DigiMedia) do Departamento de Comunicação e Arte (UA) pelo Programa PVEX da CAPES (2019-2020). Professor permanente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Oficial de Comunicação Social no Exército Brasileiro (2004-2010). Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Relações Públicas da UFPB (2018-2020 e 2021). Editor da Revista Culturas Midiáticas (2019-2020). Co-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB/CNPq). Membro do Grupo Comunicação, Redes e Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Colabora com o Grupo de Pesquisa eHealth and Wellbeing do DigiMedia da UA. Desenvolve pesquisas qualitativas acerca dos temas: Experiência e letramento do usuário na perspectiva das práticas informacionais e comunicacionais; Resiliência informacional de comunidades, coletivos, organizações e países; Comunicação estratégica e operações de informação-psicológicas em contextos de guerra híbrida; Mediações comunicativas e informação em saúde/bem-estar; Políticas de informação e comunicação para a cultura de paz.

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Published

2023-07-25

How to Cite

MELO, Daniella; CARVALHO ALVES, Edvaldo; SÁ BRASILEIRO, Fellipe. Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 137–159, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654. Acesso em: 27 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB