Práticas informacionais em ambiente digital

os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159

Mots-clés :

Práticas informacionais, Competência crítica em informação, Cultura digital, Educação crítica, YouTube

Résumé

A construção de uma consciência crítica é imprescindível para a emancipação dos sujeitos frente aos desafios econômicos, políticos, sociais e tecnológicos desta nova cultural digital, marcada pela plataformização, dataficação da vida e performatividade algorítmica, e por distopias informacionais como desinformação, fake news, pós-verdade e infodemia. Tal consciência pode ser fomentada através de diferentes iniciativas, institucionais ou não, a partir de práticas informacionais críticas que levem os sujeitos a agir (individual e coletivamente) no sentido de transformar a realidade a seu redor. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos canais do Youtube que se autodenominam marxistas e produzem conteúdo educativo crítico capaz de proporcionar a construção da competência crítica em informação por parte dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantiqualitativa, em que os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo, por meio da etnografia virtual. Recuperou-se um total de 28 canais que fomentam a educação crítica no YouTube, dos quais foram recuperados, dentre outras coisas, data de criação, número de vídeos publicados e número de inscritos. Percebeu-se que estes canais buscam promover a consciência crítica nos sujeitos, a partir de discussões sobre conceitos e conjunturas sociais que permeiam nosso cotidiano.

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Bibliographies de l'auteur

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia digital e da informação, Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação, Práticas Informacionais, Mediação, Acesso, Uso e Impactos da informação.

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social pela UFPB (Habilitação em Relações Públicas). Pós-Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Professor Visitante no Digital Media and Interaction Research Centre (DigiMedia) do Departamento de Comunicação e Arte (UA) pelo Programa PVEX da CAPES (2019-2020). Professor permanente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Oficial de Comunicação Social no Exército Brasileiro (2004-2010). Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Relações Públicas da UFPB (2018-2020 e 2021). Editor da Revista Culturas Midiáticas (2019-2020). Co-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB/CNPq). Membro do Grupo Comunicação, Redes e Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Colabora com o Grupo de Pesquisa eHealth and Wellbeing do DigiMedia da UA. Desenvolve pesquisas qualitativas acerca dos temas: Experiência e letramento do usuário na perspectiva das práticas informacionais e comunicacionais; Resiliência informacional de comunidades, coletivos, organizações e países; Comunicação estratégica e operações de informação-psicológicas em contextos de guerra híbrida; Mediações comunicativas e informação em saúde/bem-estar; Políticas de informação e comunicação para a cultura de paz.

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Publiée

2023-07-25

Comment citer

MELO, Daniella; CARVALHO ALVES, Edvaldo; SÁ BRASILEIRO, Fellipe. Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 137–159, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB