Perspectivas de aplicabilidades da extensão universitária por meio das práticas biblioteconômico-informacionais

Authors

Keywords:

Extensão Universitária - Eixos, Atuação Biblioteconômico-Informacional, Extensão Universitária - Aplicabilidades, Biblioteconomia - Aplicabilidades

Abstract

It deals with the performance of University Extension through bibliotheeconomic-informational practices. Establishes, in the research problem, how the axes of University Extension can act through practices and activities of the librarian-informational field? Its objective is to address the potential applicability of the axes of University Extension through practices and activities in the library-informational field. It determines the exploratory and descriptive purposes in the methodology, having as a strategy the bibliographic method, which characterizes qualitative research. It concludes that the axes of University Extension make it possible to think about a range of library-informational practices and activities, such as management, technologies, mediation, public policies, services and products, among other means.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri - Mestrado Profissional (PPGB/UFCA). Bacharel em Biblioteconomia pela UFCA. Sócio proprietário da Innovare - serviços informacionais. Bibliotecário no Colégio Evolução de Juazeiro do Norte - CE. 

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Curso de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

References

AMORIM, Rebecca Rappel de. A responsabilidade social dos profissionais da informação e a preservação do meio ambiente. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INFORMACIÓN, 2004, Cuba. Anais [...]. Cuba: IDICT, 2008.

AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRUNER, Jerome Seymour. Uma nova teoria da aprendizagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros BIBLI: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 32-44, dez. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/36/5200+&cd=2&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt. Acesso em: 7 jan. 2024.

CARVALHO, Helenice; BRITTOS, Valério Cruz. Comunicação e informação como fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento. Revista de Ciência da Informação, Brasília, v. 7, n. 2, abr. 2006.

CFB. Resolução CFB nº 207/2018. Aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais. Brasília: CFB, 2018.

CNPq. Áreas do conhecimento. [S. l.], 28 maio 2021. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7. Acesso em: 4 fev. 2024.

CUNHA, Eduardo Vivian. Cadernos de experiências da UFCA: extensão em foco [Recurso Eletrônico]. Juazeiro do Norte - CE: Universidade Federal do Cariri, 2016.

CUNHA, Miriam Vieira. Las profesiones de la información: um escenario de cambios. Ciencia de la información, [s. l.], v. 44, n. 1, 2013. Disponível em: https://goo.gl/E9CDW6. Acesso em: 23 fev. 2024.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução: Bernadete Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.

FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM: FORPROEX, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa et al. Panorama sobre a informação em saúde em uma universidade pública brasileira: do ensino, dos usos e da pesquisa. INFOhome. [s. l.], jul. 2014. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=849. Acesso em: 25 fev. 2024.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O profissional da informação e o paciente. INFOhome, [s. l.], nov. 2011. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudophp?cod=639. Acesso em: 24 fev. 2024.

GLASSMAN, P. Health literacy. Shrewsbury: National Network of Libraries of Medicine, 2011. Disponível em: http://nnlm.gov/outreach/consumer/hlthlit.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MELLO, Tânia Maria Gomes de; COSTA, Stella Regina Reis da. A avaliação da comunicação entre usuário e bibliotecário como Fator Crítico de Sucesso na qualidade de trabalhos científicos: um estudo de caso do Cefet/Rj. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 10., 2014, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2014. Disponível em: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T14_0012_0.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

OLIVEIRA, Adelino Francisco de. Perspectivas para a extensão universitária: consolidação de uma política institucional. Revista Unar, [s. l.], v. 9, n. 2, nov. 2014. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol9_n2_2014/11.Perspectivas%20para%20a%20extensao%20universitaria.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. 82 p.

ROGERS, Carl Ransom. Liberdade para aprender. 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.

ROSA, Anelise Jesus Silva da. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 372-381, jul./dez. 2009.

SANCHES NETO, Asy Pepe. Biblioteca social: atividades biblioteconômicas voltadas para fazer do acesso à informação um meio de inclusão social. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2011, São Luiz. Anais [...]. São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2011.

SERRA, Liliana Giusti. Biblioteconomia Digital. INFOhome, [s. l.], jun. 2013. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=756. Acesso em: 14 fev. 2024.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Como atuar com políticas públicas na Biblioteconomia. INFOhome, [s. l.], ago. 2017. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1074. Acesso em: 28 jan. 2024.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Dimensões tipificadoras do mercado informacional.

INFOhome, [s. l.], nov. 2015a. Disponível em:

https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=943. Acesso em: 20 fev. 2024.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Serviços de informação utilitária em bibliotecas. INFOhome, [s. l.], set. 2015b. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=925. Acesso em: 29 jan. 2024.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Published

2024-11-15

How to Cite

FRUTUOSO, Antonio Marcos Ribeiro; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas de aplicabilidades da extensão universitária por meio das práticas biblioteconômico-informacionais. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–21, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/93037. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)