Perspectivas de aplicabilidades da extensão universitária por meio das práticas biblioteconômico-informacionais
Keywords:
Extensão Universitária - Eixos, Atuação Biblioteconômico-Informacional, Extensão Universitária - Aplicabilidades, Biblioteconomia - AplicabilidadesAbstract
It deals with the performance of University Extension through bibliotheeconomic-informational practices. Establishes, in the research problem, how the axes of University Extension can act through practices and activities of the librarian-informational field? Its objective is to address the potential applicability of the axes of University Extension through practices and activities in the library-informational field. It determines the exploratory and descriptive purposes in the methodology, having as a strategy the bibliographic method, which characterizes qualitative research. It concludes that the axes of University Extension make it possible to think about a range of library-informational practices and activities, such as management, technologies, mediation, public policies, services and products, among other means.
Downloads
References
AMORIM, Rebecca Rappel de. A responsabilidade social dos profissionais da informação e a preservação do meio ambiente. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INFORMACIÓN, 2004, Cuba. Anais [...]. Cuba: IDICT, 2008.
AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BRUNER, Jerome Seymour. Uma nova teoria da aprendizagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros BIBLI: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 32-44, dez. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/36/5200+&cd=2&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt. Acesso em: 7 jan. 2024.
CARVALHO, Helenice; BRITTOS, Valério Cruz. Comunicação e informação como fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento. Revista de Ciência da Informação, Brasília, v. 7, n. 2, abr. 2006.
CFB. Resolução CFB nº 207/2018. Aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais. Brasília: CFB, 2018.
CNPq. Áreas do conhecimento. [S. l.], 28 maio 2021. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7. Acesso em: 4 fev. 2024.
CUNHA, Eduardo Vivian. Cadernos de experiências da UFCA: extensão em foco [Recurso Eletrônico]. Juazeiro do Norte - CE: Universidade Federal do Cariri, 2016.
CUNHA, Miriam Vieira. Las profesiones de la información: um escenario de cambios. Ciencia de la información, [s. l.], v. 44, n. 1, 2013. Disponível em: https://goo.gl/E9CDW6. Acesso em: 23 fev. 2024.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução: Bernadete Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.
FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM: FORPROEX, 2012.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa et al. Panorama sobre a informação em saúde em uma universidade pública brasileira: do ensino, dos usos e da pesquisa. INFOhome. [s. l.], jul. 2014. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=849. Acesso em: 25 fev. 2024.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O profissional da informação e o paciente. INFOhome, [s. l.], nov. 2011. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudophp?cod=639. Acesso em: 24 fev. 2024.
GLASSMAN, P. Health literacy. Shrewsbury: National Network of Libraries of Medicine, 2011. Disponível em: http://nnlm.gov/outreach/consumer/hlthlit.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MELLO, Tânia Maria Gomes de; COSTA, Stella Regina Reis da. A avaliação da comunicação entre usuário e bibliotecário como Fator Crítico de Sucesso na qualidade de trabalhos científicos: um estudo de caso do Cefet/Rj. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 10., 2014, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2014. Disponível em: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T14_0012_0.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.
OLIVEIRA, Adelino Francisco de. Perspectivas para a extensão universitária: consolidação de uma política institucional. Revista Unar, [s. l.], v. 9, n. 2, nov. 2014. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol9_n2_2014/11.Perspectivas%20para%20a%20extensao%20universitaria.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. 82 p.
ROGERS, Carl Ransom. Liberdade para aprender. 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
ROSA, Anelise Jesus Silva da. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 372-381, jul./dez. 2009.
SANCHES NETO, Asy Pepe. Biblioteca social: atividades biblioteconômicas voltadas para fazer do acesso à informação um meio de inclusão social. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2011, São Luiz. Anais [...]. São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2011.
SERRA, Liliana Giusti. Biblioteconomia Digital. INFOhome, [s. l.], jun. 2013. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=756. Acesso em: 14 fev. 2024.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Como atuar com políticas públicas na Biblioteconomia. INFOhome, [s. l.], ago. 2017. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1074. Acesso em: 28 jan. 2024.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Dimensões tipificadoras do mercado informacional.
INFOhome, [s. l.], nov. 2015a. Disponível em:
https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=943. Acesso em: 20 fev. 2024.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Serviços de informação utilitária em bibliotecas. INFOhome, [s. l.], set. 2015b. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=925. Acesso em: 29 jan. 2024.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Jonathas Luiz Carvalho Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.