Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais

Autores/as

  • Luiz Tadeu Feitosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i1.2016.3064

Palabras clave:

Mediação, Conceito, Ciência da Informação, Recepções informacionais.

Resumen

O presente artigo analisa o conceito de mediação e suas interfaces informacionais a partir dos conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, enfocando o caráter das incertezas que essas complexidades provocam na aferição dos fenômenos. Partindo dos elementos teóricos, conceituais e metodológicos presentes na ementa de uma disciplina de pós-graduação intitulada “Cultura e Mediação da Informação”, é discutido o caráter hermético das disciplinas, a pouca elucidação epistemológica do conceito de mediação no âmbito de alguns estudos da Ciência da Informação e da defesa de que apenas por um viés transdisciplinar é possível rever conceitos, alçar voos epistemológicos mais amplos e menos fechados e ensejar que ementas disciplinares se ocupem de visadas teóricas que contemplem os aspectos culturais aonde acontecem as mediações. As reflexões apontam para a necessidade de levar em conta as complexidades do conceito de mediação e de que o simples aparato organizacional e de oferta da informação não garante uma mediação de fato.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Professo Associado IV da Universidade Federal do Ceará.

Graduado em Biblioteconomia - UFC - 1989

Mestrado em Comunicação e Semiótica - PUC-SP - 1996

Doutorado em Sociologia - UFC - 2002

Atua no ensino e pesquisa de Teorias da Informação e Comunicação; em mediação da informação e comunicação; pesquisa na área de comunicação e cultura; semiótica e semiótica da cultura; estudos de mídia; antropologia da informação e comunicação; cultura popular.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

FEITOSA, Luiz Tadeu. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 98–117, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i1.2016.3064. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3064. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a