Gestão e marketing em unidade de informação: competências do profissional da informação

Autores/as

  • Jade Gomes de Sousa Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Professora do Departamento de Ciências da Informação e Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.32436

Palabras clave:

Gestão e Marketing em Unidade de Informação, Profissional da informação contemporâneo, Bibliotecário

Resumen

Apresenta o profissional bibliotecário e as possibilidades de se inserir no mercado de trabalho, mostrando como as transformações na sociedade repercutem na sua atuação em unidades de informação. O objetivo desse estudo é mostrar que o profissional da informação contemporâneo tem necessidade de diferentes perfis e competências de atuação dentre esses a gestão voltada para a aplicação das ferramentas do marketing. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, realizada em artigos e livros de autores que são expoentes na gestão e em marketing. Os resultados indicam que as ferramentas de marketing contribuem para um alcance maior da divulgação de produtos e serviços em unidades de informação. Seu alcance estende-se para uma proposta de gestão de toda unidade de informação. Conclui-se que atualização e conhecimento dos profissionais da informação com novas estratégias de gestão é uma condição emergente.

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Biografía del autor/a

Jade Gomes de Sousa Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Professora do Departamento de Ciências da Informação e Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Ciências da Informação e Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2018-06-29

Cómo citar

FERREIRA, Jade Gomes de Sousa; GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. Gestão e marketing em unidade de informação: competências do profissional da informação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 81–96, 2018. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.32436. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/32436. Acesso em: 21 nov. 2024.