A Representação e a Recuperação da Informação:
bases, diálogos e contribuições para o fazer arquivístico
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.41303.89-90Palabras clave:
Recuperação da Informação, Representação da Informação, Arquivologia.Resumen
A Recuperação e a Representação da Informação têm sido temas de estudo de diversas áreas. Entre ela podemos destacar a Ciência da Informação, a Ciência da Computação e a Arquivologia. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo geral compreender como se estabelecem e relacionam-se a Representação e a Recuperação da Informação no contexto arquivístico. Os objetivos específicos se expuseram em: a) Mapear aspectos em comum da Representação e Recuperação da Informação da Arquivologia com áreas correlatas, como a Ciência da Informação, bem como com a Ciência da Computação; b) Analisar as ideias centrais da Representação e Recuperação da Informação no campo arquivístico; c) Discutir como a relação entre Representação e Recuperação da Informação se evidencia na Arquivologia; e d) Refletir questões de ordem técnica/teórica da Representação e Recuperação da Informação no campo arquivístico. Posteriormente foi utilizada a análise do conteúdo (Bardin, 1977). Evidenciou-se que a Representação se nota a partir da ação administrativa, segmentar, intelectual e descritiva, com elaboração de instrumentos para o fornecimento de acesso. No caso da Recuperação da Informação, ela se notabiliza como um processo informatizado, com enfoque em suprir necessidades informacionais. A Representação transpareceu como uma etapa essencial para a consecução da Recuperação da Informação.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições, v. 70, 1977.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.