Bibliotecas universitárias em um cenário de crise

mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19

Autores/as

  • Fabiana Sala Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Fernando Cruz Lopes Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
  • Gisele Aparecida Ribeiro Sanches Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Tânia Regina de Brito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32

Palabras clave:

Biblioteca universitária, Mediação da informação, Competência em informação, COVID-19

Resumen

A pandemia estabelecida pelo novo Coronavírus traz à tona reflexões sobre o papel mediador das bibliotecas universitárias. Neste contexto, busca-se identificar as bibliotecas universitárias como mediadoras de informação e promotoras do acesso à informação no combate à COVID-19. É uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com pesquisa documental e a realização de revisão bibliográfica no âmbito da mediação da informação, desinformação e novas posturas no acesso à informação, frente à crise mundial. Buscou-se ainda em sites e redes sociais das Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) informações sobre a COVID-19 aos usuários. Os resultados sugerem que o rigor dos sites podem ser um impeditivo para a disseminação de informação em momentos como o de pandemia, que pedem soluções mais rápidas e eficientes, que as redes sociais são uma alternativa à rigidez do site, pois a forma de utilização não esbarra nas relações entre setores administrativos. Indicam ainda, que o Facebook é a rede social mais utilizada pelas bibliotecas, e o Instagram a menos utilizada. Como considerações, tem-se que a COVID-19 evidenciou novas demandas e as bibliotecas, enquanto equipamentos de transformação social, precisam se adaptar para atender às expectativas de sua comunidade. Contudo, no contexto em que vive-se uma pandemia as bibliotecas necessitam refletir e adotar posturas inovadoras no acesso à informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Sala, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Fernando Cruz Lopes, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bibliotecário da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Gisele Aparecida Ribeiro Sanches, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Tânia Regina de Brito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Citas

ALBUQUERQUE, M. T. D. S.; PAIXÃO, P. B. S. O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas. Revista Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 50-58, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/475/431. Acesso em: 02 jun. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação, sociedade e biblioteca pública. INFOhome. Marília, set. 2016. Disponível em: http://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=9. Acesso em 06 abr. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. dos; SILVA, R. J. da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. P. 9-32.

ARAGÃO. A. Prevenção de riscos na União Europeia: o dever de tomar em consideração a vulnerabilidade social para uma protecção civil eficaz e justa. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 93. Quadrimestral, 2011. Disponível em: http://rccs.revues.org/174. Acesso em: 05 abr. 2020.

BARATA, G. Por métricas alternativas mais relevantes para a América Latina. Transinformação, Campinas, v. 31, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862019000100313&tlng=pt. Acesso em: 16 abr. 2020.

BELLUZZO, R. C. B. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 47-76, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648/570. Acesso em: 06 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 07 abr. 2020.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, 2007. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/645/pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES (FEBAB). Informação em Quarentena. São Paulo: FEBAB, 2020. Disponível em: http://www.febab.org.br/2020/04/02/informacao-em-quarentena/. Acesso em: 15 abr. 2020.

FOLHA DE SÃO PAULO. RUF 2019: ranking universitário Folha. São Paulo: Folha de São Paulo, 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 08 abr. 2020.

GARCIA, I. O. D. S.; SÁ, M. I. F. E. Bibliotecas no Instagram: um estudo sobre o uso do aplicativo por unidades de informação. Prisma.com, Porto, n. 35, p. 108-151, 2017. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3515. Acesso em: 02 jun. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRIMALDI, S. S. L. et al. O patrimônio digital e as memórias líquidas no espetáculo do Instagram. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 4, p. 51-77, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362019000400051&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 abr. 2020.

HIGH-LEVEL Colloquium on Information Literacy and Lifelong Learning Final Report. Alexandria: UNESCO/NFIL/IFLA, 2006. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/informationliteracy/publications/high-level-colloquium-2005.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.

HUI, D. S. et al. The continuing 2019-nCoV epidemic threat of novel coronaviruses to global health — The latest 2019 novel coronavirus outbreak in Wuhan, China. International Journal of Infectious Diseases, v. 91, p. 264-266, 2020. Disponível em: https://www.ijidonline.com/article/S1201-9712(20)30011-4/pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acesso em: 3 abr. 2020.

MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. In: SEMINÁRIO COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 2., 2013, Florianópolis. Disponível em: http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.

MORALES, M.; HINES, S. Public libraries launch, expand services during COVID-19 pandemic. American Library Association, ALA News. Chicago, abr. 2020. Disponível em: http://www.ala.org/news/press-releases/2020/04/public-libraries-launch-expand-services-during-covid-19-pandemic-0. Acesso em: 13 abr. 2020.

MORIGI, V. J.; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 189-206, jan./dez. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/432/552. Acesso em: 07 abr. 2020.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.

OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO (OBERCOM). As fake news numa sociedade pós-verdade: contextualização, potenciais soluções e análise: relatórios OBERCOM, junho 2018. Portugal: OBERCOM, 2018. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/06/2018-Relatorios-Obercom-Fake-News.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Naming the coronavirus disease (COVID-19) and the virus that causes it. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it. Acesso em: 13 abr. 2020.

PINTO, V. B.; CAVALCANTE, L. E. Pesquisa bibliográfica e documental: o fazer científico em construção. In: PINTO, V. B.; VIDOTTI, S. A. B. G.; CAVALCANTE, L. E. Aplicabilidades metodológicas en Ciência da Informação. Fortaleza: UFC, 2015. p. 15-34.

REN, L. et al. Identification of a novel coronavirus causing severe pneumonia in human a descriptive study. Chinese Medical Journal. Disponível em: https://journals.lww.com/cmj/Abstract/publishahead/Identification_of_a_novel_coronavirus_causing.99423.aspx. Acesso em: 16 abr. 2020.

SANTOS, R. do R.; FERREIRA, H. F. A mediação da informação nos websites das bibliotecas de universidades públicas brasileiras: o uso dos dispositivos de comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2N6W0g7. Acesso em: 02 jun. 2020.

SANTOS, R. do R.; FERREIRA, H. F. Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v26n1/a05.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.

SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Bibliotecas universitárias estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 442-468, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210/pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.

SCHNEIDER, M. Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, A. C. et al. iKrítika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019. p. 73-116.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP (SBU-Unicamp). SBU em números: informações extraídas do Relatório Gerencial do SBU – Ano Base 2019. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/wp-content/uploads/2020/04/SBU_em_numeros_2020.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA). Quem somos. São Paulo: USP, 2020. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/sobre/quem-somos. Acesso em: 20 abr. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Sobre a rede. São Paulo: UNESP, 2020. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/cgb/bibliotecas-da-rede/sobre-a-rede. Acesso em: 02 jun. 2020.

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

SALA, Fabiana; LOPES, Fernando Cruz; SANCHES, Gisele Aparecida Ribeiro; BRITO, Tânia Regina de. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 10–32, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933. Acesso em: 21 nov. 2024.