Relações teórico-conceituais entre identidade e memória na perspectiva da Ciência da Informação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4428

Palabras clave:

Memória, Identidade, Ciência da Informação

Resumen

Trata das relações práticas entre os conceitos memória e identidade a partir da perspectiva da Ciência da Informação. Utiliza-se dos autores Bergson (1999), Halbwachs (2006), Ricouer (2007) e Candau (2011) para abordar a temática da memória e identidade discutindo os principais conceitos propostos pelos autores para entender o processo de construção da identidade. Os conceitos são levados para a Ciência da Informação a fim de perceber a importância da discussão dessas temáticas, colocando os profissionais da informação como sujeitos sociais capazes de discutir e entender esse processo, sobretudo por perceber a representação da identidade inserida na sociedade da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edilson Targino Melo Filho, Instituto Federal de Pernambuco

Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia.

Citas

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaios sobre a relação do corpo com o espírito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

DODEBEI, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos. Informação, memória, conhecimento: convergência de campos conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, 1993.

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. As concepções de memória na Ciência da Informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP/ANCIB, 2008.

OLIVEIRA, Eliane Braga; RODRIGUES, Georgete M. O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Liinc em Revista, v. 7, n. 1, mar. 2011, Rio de Janeiro, p. 311-328. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc.>

ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. O papel da informação na construção da memória coletiva pelo discurso da informação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

PIERUCCINI, Ivete; PERROTTI, Edmir. Memória experiência e informação: a estação memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

PINHEIRO FILHO, Fernando. A noção de representação em Durkheim. Lua Nova, São Paulo, n. 61, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102

-64452004000100008>. Acesso em: 20 jan. 2016.

POLLAK, Michel. Identidade e memória social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.

RICOEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Publicado

2016-12-18

Cómo citar

MELO FILHO, Edilson Targino. Relações teórico-conceituais entre identidade e memória na perspectiva da Ciência da Informação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 116–130, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4428. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4428. Acesso em: 21 nov. 2024.