Relato de experiência na Itália: alternativas para o fortalecimento do sistema educacional

Autores/as

  • Giorgio Marcello Universidade da Calábria, Itália

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.6172

Palabras clave:

Escola pública, Associação voluntária, Cidadania, Trabalho social

Resumen

Na Itália o sistema de educação pública está em crise. As reformas educacionais dos últimos vinte anos não produziram mudanças significativas. Como resultado, a escola pública parece cada vez mais pobre e marginalizada. Isso tem sérias consequências para a democracia. Este trabalho enfoca uma experiência de trabalho social no campo educacional, realizada na Calábria (no sul da Itália) por uma associação voluntária, envolvendo várias centenas de crianças e jovens, suas famílias, muitos voluntários. Esta experiência é inspirada por relevantes autores e autoridades na área de educação (Don Lorenzo Milani e Paulo Freire), mas não utilizou modelos pedagógicos existentes e não produziu novos. É uma experiência de solidariedade, baseada na construção de relações intencionais. Trinta anos de trabalho educativo com crianças permitiram que muitas delas passassem da liberdade formal para a liberdade substancial de educar. A promoção de capacidades na educação é uma tarefa que envolve não apenas instituições públicas, mas também famílias, associações, grupos e todas as pessoas que desejam dar uma contribuição. Esta experiência mostra que o trabalho dos cidadãos ativos na educação pode apoiar a escola pública, e que o sistema educacional pode ser conduzido por uma cidadania ativa no melhor desempenho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giorgio Marcello, Universidade da Calábria, Itália

Professor do Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universidade da Calábria

Citas

APPADURAI, A. Le aspirazioni nutrono la democrazia. Milano: Edizioni Et Al, 2011.

BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. La realtà come costruzione sociale. Bologna: Il Mulino, 1997.

BROFENBRENNER, U. Ecologia dello sviluppo umano. Bologna: Il Mulino, 2002.

COLUCCI, F.P.; COLOMBO, M.; MONTALI, L. (Org.). La ricerca-intervento. Bologna: Il Mulino, 2008.

COTTURRI, G. La forza riformatrice della cittadinanza attiva. Roma: Carocci, 2013.

DUBOST, J.; LÉVY, A. Dizionario di psicosociologia. Milano: Cortina, 2005.

FREIRE, P. La pedagogia degli oppressi. Milano: Mondadori, 1971.

______. L’educazione come pratica della libert. Milano: Mondadori, 1973.

______ . Pedagogia dell’autonomia: saperi necessari per la pratica educativa. Torino: EGA, 2004.

GIACCARDI, C.; MAGATTI, M. Generativi di tutto il mondo, unitevi!. Milano: Feltrinelli, 2014.

LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, n. 2, p. 34-46, 1946.

MARCELLO, G. Radicamento e istituzionalizzazione. Soveria Mannelli (Cz): Rubbettino, 2005.

MILANI, L. Lettera a una professoressa. Firenze: Libreria Editrice Fiorentina, 1986.

______ .Esperienze pastorali. Firenze: Libreria Editrice Fiorentina, 1997.

NUSSBAUM,M. Creare capacità. Bologna: il Mulino, 2014.

PIAAC-OCSE. Rapporto nazionale sulle competenze degli adulti. Roma: Isfol, 2014.

RECALCATI, M. L’ora di lezione. Torino: Einaudi, 2014.

SAVE THE CHILDREN. La lampada di Aladino. Roma, 2014.

______. Illuminiamo il futuro 2030: obiettivi per liberare I bambini dalla povertà educative. Roma, 2015.

SCHIZZEROTTO, A.; BARONE, C. Sociologia dell’istruzione. Bologna: il Mulino, 2006.

SEN, A. Lo sviluppo è libertà. Perché non c’è crescita senza democrazia. Milano: Mondadori, 2000.

______. La libertà individuale come impegno sociale. Bari: Laterza, 2011.

TOCCI, W. La scuola, le api e le formiche. Roma: Donzelli Editore, 2015.

Publicado

2016-12-18

Cómo citar

MARCELLO, Giorgio. Relato de experiência na Itália: alternativas para o fortalecimento do sistema educacional. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 169–192, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.6172. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência