Relato de experiência na Itália: alternativas para o fortalecimento do sistema educacional

Auteurs

  • Giorgio Marcello Universidade da Calábria, Itália

DOI :

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.6172

Mots-clés :

Escola pública, Associação voluntária, Cidadania, Trabalho social

Résumé

Na Itália o sistema de educação pública está em crise. As reformas educacionais dos últimos vinte anos não produziram mudanças significativas. Como resultado, a escola pública parece cada vez mais pobre e marginalizada. Isso tem sérias consequências para a democracia. Este trabalho enfoca uma experiência de trabalho social no campo educacional, realizada na Calábria (no sul da Itália) por uma associação voluntária, envolvendo várias centenas de crianças e jovens, suas famílias, muitos voluntários. Esta experiência é inspirada por relevantes autores e autoridades na área de educação (Don Lorenzo Milani e Paulo Freire), mas não utilizou modelos pedagógicos existentes e não produziu novos. É uma experiência de solidariedade, baseada na construção de relações intencionais. Trinta anos de trabalho educativo com crianças permitiram que muitas delas passassem da liberdade formal para a liberdade substancial de educar. A promoção de capacidades na educação é uma tarefa que envolve não apenas instituições públicas, mas também famílias, associações, grupos e todas as pessoas que desejam dar uma contribuição. Esta experiência mostra que o trabalho dos cidadãos ativos na educação pode apoiar a escola pública, e que o sistema educacional pode ser conduzido por uma cidadania ativa no melhor desempenho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Giorgio Marcello, Universidade da Calábria, Itália

Professor do Departamento de Ciências Políticas e Sociais da Universidade da Calábria

Références

APPADURAI, A. Le aspirazioni nutrono la democrazia. Milano: Edizioni Et Al, 2011.

BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. La realtà come costruzione sociale. Bologna: Il Mulino, 1997.

BROFENBRENNER, U. Ecologia dello sviluppo umano. Bologna: Il Mulino, 2002.

COLUCCI, F.P.; COLOMBO, M.; MONTALI, L. (Org.). La ricerca-intervento. Bologna: Il Mulino, 2008.

COTTURRI, G. La forza riformatrice della cittadinanza attiva. Roma: Carocci, 2013.

DUBOST, J.; LÉVY, A. Dizionario di psicosociologia. Milano: Cortina, 2005.

FREIRE, P. La pedagogia degli oppressi. Milano: Mondadori, 1971.

______. L’educazione come pratica della libert. Milano: Mondadori, 1973.

______ . Pedagogia dell’autonomia: saperi necessari per la pratica educativa. Torino: EGA, 2004.

GIACCARDI, C.; MAGATTI, M. Generativi di tutto il mondo, unitevi!. Milano: Feltrinelli, 2014.

LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, n. 2, p. 34-46, 1946.

MARCELLO, G. Radicamento e istituzionalizzazione. Soveria Mannelli (Cz): Rubbettino, 2005.

MILANI, L. Lettera a una professoressa. Firenze: Libreria Editrice Fiorentina, 1986.

______ .Esperienze pastorali. Firenze: Libreria Editrice Fiorentina, 1997.

NUSSBAUM,M. Creare capacità. Bologna: il Mulino, 2014.

PIAAC-OCSE. Rapporto nazionale sulle competenze degli adulti. Roma: Isfol, 2014.

RECALCATI, M. L’ora di lezione. Torino: Einaudi, 2014.

SAVE THE CHILDREN. La lampada di Aladino. Roma, 2014.

______. Illuminiamo il futuro 2030: obiettivi per liberare I bambini dalla povertà educative. Roma, 2015.

SCHIZZEROTTO, A.; BARONE, C. Sociologia dell’istruzione. Bologna: il Mulino, 2006.

SEN, A. Lo sviluppo è libertà. Perché non c’è crescita senza democrazia. Milano: Mondadori, 2000.

______. La libertà individuale come impegno sociale. Bari: Laterza, 2011.

TOCCI, W. La scuola, le api e le formiche. Roma: Donzelli Editore, 2015.

Publiée

2016-12-18

Comment citer

MARCELLO, Giorgio. Relato de experiência na Itália: alternativas para o fortalecimento do sistema educacional. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 169–192, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.6172. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6172. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência