Bibliotecario de referencia y tutoría en educación a distancia en línea
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67920.53-70Palabras clave:
Bibliotecário de Referência. Educação a Distância On-line. Tutoria.Resumen
Introducción: Con el surgimiento de la pandemia Covid-19 en 2020, el mundo tuvo que cambiar hábitos para contener la enfermedad, y uno de ellos fue cumplir con el aislamiento social. Varios sectores tuvieron que utilizar Internet, y la educación fue uno de ellos. En la ciudad de Fortaleza, una universidad pública, de manera urgente, promovió talleres para docentes y estudiantes monitores, con el fin de planificar sus clases y producir sus materiales didácticos. En estos talleres, la presencia de un bibliotecario de referencia contribuyó al proceso de tutoría en línea. Metodología: A partir de la experiencia de la práctica bibliotecaria en la tutoría de ED online, se adoptó una investigación bibliográfica y descriptiva de carácter cualitativo, que sirvió de base para el relato de experiencia. Resultados: Se observó que el bibliotecario, en la tutoría en línea, tiene habilidades para desarrollar funciones, tales como: orientación sobre fuentes de información, investigación, curaduría, entre otras. Conclusión: El bibliotecario de referencia tiene competencias y habilidades en su formación, ya sea para actuar de forma presencial o virtual, y, por tanto, es capaz de realizar tutorías informativas en educación a distancia online.
Descargas
Citas
ACCART, Jean Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2012.
ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos; ANDRADE, Wendia Oliveira de. Usuários da informação perfilados com base na ciência da informação. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 105-114, jan./jun. 2016.
ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Centros de informação popular e o bibliotecário. Revista ACB, v. 2, n. 2, 1997. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/318/366. Acesso em: 25 fev. 2021.
BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários e práticas informacionais: do que estamos falando? Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, p. 389-401, maio/ago. 2017.
CARVALHO, Jonathas. Estudos de usuários da informação. Revista Biblioo Cultura Informacional, ano 8, n. 2, jun. 2018. Disponível em: https://biblioo.info/estudos-de-usuarios-da-informacao/. Acesso em: 24 fev. 2021
CORRÊA, Elisa C. D. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 19, n. 41, p. 23-40, set./dez. 2014.
CUNHA, Murilo Bastos. Metodologias para estudo de usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia, v. 10, n. 2, p. 5-19, jul./dez. 1982.
DAMIAN, Ieada Pelógia Martins; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Dimensões do serviço de referência virtual: uma análise do ponto de vista dos usuários. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 1, p. 3-18, jan./abr. 2018.
FIGUEIREDO, Nice. Metodologia conceitual para a prevenção de erros no serviço de referência. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 87-98, 1977.
FIGUEIREDO, Nice Menezes. Textos avançados em referência & informação. São Paulo: Polis, 1996. (Coleção Palavra-chave, n. 6).
GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1995. Título original: Pratical reference work.
LIMA, Arabelly Ascoli de; LIMA, Marcos Galindo de. Curadoria digital como parte da formação do bibliotecário: identificando competências em perfis curriculares. Archeion Online, João Pessoa, v. 6, n. 2, p. 105-118, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/46176. Acesso em: 25 fev. 2021.
LIMA, Gracirlei Maria de Carvalho; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Serviço de referência: práticas informacionais do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1336. Acesso em: 25 fev. 2021.
LIMA, Gracirlei Maria de Carvalho. Serviço de referência: práticas informacionais do bibliotecário. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
MACEDO, Neusa Dias de; MODESTO, Fernando. Equivalências: do serviço de referência convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 38-54, 1999.
MACEDO, Neusa Dias de. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 9-37, jan./dez. 1990. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/18785. Acesso em: 24 fev. 2021.
MANGAS, Sérgio Filipe Agostinho. Como planificar e gerir um serviço de referência. Biblios, n. 28, p. 1-31, abr./jun. 2007.
MARTINEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 118-127, maio/ago. 2007.
NASCIMENTO, Bruna Laís Campos do et al. Produtos e serviços de referência virtual: proposta de implantação no website do sistema de bibliotecas do Senac-RN. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 41 n. 2/3, p. 165-173, maio/dez. 2012.
NASCIMENTO, Maria de Jesus. Usuário da informação como produção científica e disciplina curricular: origem dos estudos e o ensino no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 2, p. 41-71, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1933. Acesso em: 24 fev. 2021.
PIRES, Maria Matilde Kronka Dias Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Guidelines for implementing and maintaining virtual reference services. [S.l.]: Reference and User Services Association, 2017. Disponível em: http://www.ala.org/rusa/sites/ala.org.rusa/files/content/GuidelinesVirtualReference_2017.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.
SILVA, Andréa Soares Rocha da; MENDES, Luan dos Santos; NÓBREGA, Paula Pinheiro da (org.). Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020. 107 p.
SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da. O perfil do bibliotecário de referência das bibliotecas universitárias do Estado de Santa Catarina. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SILVA, Thiago de Lima. Atuação dos profissionais do serviço de referência da Biblioteca Nilo Peçanha do Instituto Federal da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: [s.n.], 2013.
SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de; SOUZA, Sânia Luiz. Serviços virtuais das bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: potencial para o oferecimento de serviços de referência virtual. Bibliotecas Universitárias, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 3-14, jan./jun. 2016.
VILLELA, Ana Paula. O papel do tutor na educação a distância. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.