Estudo de usuários com necessidades educacionais especiais
análise da produção científica em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.83259.1-16Palabras clave:
Estudo de usuários com necessidades educacionais especiais. Usuários com necessidades educacionais especiais. Necessidades educacionais especiais. Ciência da informação.Resumen
Introdução: Os primeiros vestígios relacionados ao estudo de usuários datam de 1908 e 1919, nessa época sua finalidade era registar o uso da biblioteca, atualmente seu propósito é centrado no usuário. Este artigo tem como objetivo verificar a produção científica acerca do estudo de usuários com necessidades educacionais especiais. Método: foi desenvolvida uma pesquisa de natureza básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Foram consultadas as seguintes fontes de informação: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Library, Information Science & Technology, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Resultados: Observou-se que a produção científica relacionada ao estudo de usuários com necessidades educacionais específicas é escassa, os estudos são incipientes. Conclusão: a temática pode crescer sua produção científica ao longo dos anos por conta de seu tempo de existência, que ainda é pouco se considerarmos a publicação do primeiro estudo de usuário.
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