Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202

Palabras clave:

Contribuições epistemológicas – Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura. Leitor.

Resumen

Apresentam-se as formulações teóricas do pensamento de Roger Chartier, as obras mais citadas do autor e as teorias que as abrigam a partir de uma análise métrica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória e básica, a qual utiliza a bibliometria e cientometria como técnicas de medição de disseminação das obras utilizadas nos cursos de graduação de Biblioteconomia e nas pós-graduações em Ciência da informação brasileiras. Identificou-se como temática mais citada a formação do leitor, sendo o livro mais citado nos programas e/ou projetos de cursos da graduação e pós-graduação A aventura do livro: do leitor ao navegador. A análise bibliométrica e cientométrica permitiram concluir que há uma significativa adesão aos estudos de Roger Chartier na maioria dos programas / cursos das instituições pesquisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Filipe Reis, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto do Curso De Biblioteconomia da UFG

Lígia Maria Moreira Dumont

Lígia Maria Moreira Dumont Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG - ECI

Citas

AHMED, T. et al. Highly cited old papers and the reasons why they continue to be cited. Part II: the 1953 Watson and Crick article on the structure of DNA. Scientometrics, Amsterdam, v. 61, n. 2, p.147-156, 2004.

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

ARAÚJO, C. A. A. Estudo bibliométrico sobre a incidência de dez dos principais autores da Ciência da Informação nos periódicos brasileiros entre 2003 e 2007. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2009, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: Idéia; Editora Universitária da UFPB, 2009.

BERNAL, J. D. The social function of science. London: George Routledge & Sons, 1939.

BLANCO OLEA, F. S. Análisis bibliométrico de la revista “Educación” de la Pontificia Universidad Católica del Perú (1992-2005). Alexandría: Revista de Ciencias de la Información, Lima, Perú, v. 4, n. 7, p. 13-28, mar. 2010.

BRADFORD, S. C. Sources of information on specific subjects. Engineering, [S. l.], v. 137, p. 85-86, 1934.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 07 jun. 2020.

BUFRÉM, L.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 9-25, maio/ago. 2005.

CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 89-104, set./dez. 2015.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1999a.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1999b.

CHARTIER, R. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARTIER, R. Entrevista com Roger Chartier. [Entrevista concedida] à Marlon Salomon e Kamyla Maia. Youtube, 1 vídeo [42m45s]. Conexões UFG, 2014b. Disponível em: https://youtu.be/ZCji5oJZ-rc. Acesso em: 2 jun. 2021.

CHARTIER, R. Formas e sentido, cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: ALB: Mercado de Letras, 2003.

CHARTIER, R. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: UNESP, 2007.


CHARTIER, R. Leer sin libros. Álabe, Almería, Espanha, n. 15, p. 1-3, 2017.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

CHARTIER, R. Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva, 2020.

CHARTIER, R.; SANTOS, A. P.; DUMONT, L. M. M. Livro, mundo digital e leituras: prática e apropriação. Goiânia: Ed. UFG, 2022.

COLE, F. J.; EALES, N. B. The history of comparative anatomy: part 1 - a statistical analysis of the literature. Science Progress, [S. l.] v. 11, n. 44, p. 578-596, abr. 1917.

CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

HULME, E. W. Statistical bibliography in relation to the growth of modern civilization. London: [s. n.], 1923.

LÓPEZ-PIÑERO, J. M.; TERRADA, M. L. Los indicadores de producción, circulación y dispersión, consumo de la información y repercusión. Medicina Clínica, [S.l.], n. 98, p. 142-148, 1992.

LOTKA, A. J. The frequency distribution of scientific productivity. Journal of the Washington Academy of Science, [S. l.], v. 16, n. 12, p. 317-323, 1926.

MULLER, S. P. M. O crescimento da ciência, o comportamento científico e a comunicação científica: algumas reflexões. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 63-84, 1995.

OTLET, P. Traité de documentation: le livre sur le livre: theorie et pratique. Bruxelas: Mundaneum, 1934.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [S.l.], v. 25, n. 4, p. 348-349, 1969.

TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, Oxford, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.

ZIPF, G. K. Human behavior and the principle of least effort. [S. l.]: Addison-Wesley Press, 1949.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

PEREIRA DOS SANTOS, Andréa; REIS, Filipe; MARIA MOREIRA DUMONT, Lígia. Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 181–202, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB