Da cultura do impresso às práticas informacionais em uma biblioteca patrimonial
DOI :
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.41146.101-120Mots-clés :
Estudos de usuários, Práticas Informacionais, Diamantina, Biblioteca Antônio Torres.Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa de pós-doutorado realizada junto ao grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais que teve por objeto uma Biblioteca subordinada à administração regional do Iphan, abrigada em um edifício tombado desde 1954, a Casa do Muxarabiê, localizada no centro de Diamantina, Minas Gerais. A biblioteca é analisada a partir do conceito de práticas informacionais engendradas pelos usuários que a frequentam (estudantes, turistas e pesquisadores) e seus profissionais em suas ações cotidianas, experiências e aprendizagens. A investigação utiliza como estratégias metodológicas a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com diferentes usuários. A partir da análise documental e das falas dos usuários estabelece-se questionamentos em relação ao lugar social da biblioteca como parte da paisagem e patrimônio da cidade. Postula-se que a relação entre instituição e usuários desencadeia práticas de produção de conteúdos informacionais diversificadas. Destaca-se como resultado da pesquisa que esta instituição não apresenta em suas ações cotidianas uma separação rígida entre as funções de arquivo, biblioteca e museu e, não se exibe claramente aos diferentes públicos com todas as potencialidades educativas decorrentes da riqueza de linguagens documentárias e de seus conteúdos específicos estando aberta a novas práticas informacionais.Téléchargements
Références
ALMEIDA. J. R.; ROVAI, M. G.O. (Org.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
ARAÚJO, C.A.Á. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos; São Paulo: Abrainfo, 2014.
ARAÚJO, C.A.Á. et al. Consolidação do diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: a contribuição brasileira. Bibliotecas. Anales de Investigación, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 207-217, jun. 2018. ISSN 1683-8947. Disponível em: <http://revistas.bnjm.cu/index.php/anales/article/view/4250>. Acesso em 23 jul. 2018
ARAÚJO, C.A.Á. Um mapa da Ciência da Informação: história, subáreas e paradigmas. ConCI. Conv. Ciência da Informação. São Cristóvão, SE, v.1, n.1, p. 45-70, maio/ago.2018.
ARAÚJO, C.A.Á. A perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e documentação da UFGRS. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 213-238, jan./jun. 2013.
ARAÚJO, C.A.A. Estudos de usuários da Informação como campo potencializador das aproximações entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da Informação. In: MURGUIA, E.I; RODRIGUES, M.E.F(Org.). Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: identidades, contrastes e perspectivas de interlocução. Niterói: Editora da UFF, 2012. V2, p.181-202.
ARAÚJO, C.A.Á. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em questão. v.15, n.1.p.11-26, jun./jul,2009.
CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: Encontro Nacional De Pesquisa em Ciência da Informação, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2003.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.
CUNHA, M. B. Metodologia para estudo dos usuários da informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 10, n. 2, p. 5-19, 1981.
FASSY, M.M. Museu Do Diamante, Diamantina, MG: o projeto de construção de uma identidade nacional por meio da criação de museus em Minas Gerais pelo SPHAN nas décadas de 1940-1950. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Humanas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de usos e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 43-60, set./dez. 2012.
GONZÁLEZ-TERUEL, A. Investigación sobre usuários y realidade de la gestión de unidades de información. Interacciones posibles y necessárias. In: MURGUIA, E.I; RODRIGUES, M.E.F(Org). Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: identidades, contrastes e perspectivas de interlocução. Niterói: Editora da UFF, 2012. (Coleção Estudos da Informação, 2). p. 181-202.
Jornal Voz de Diamantina. Ano III, No.18, Diamantina, 1º de agosto 1954.
JULIÃO, L. Enredos museais e intrigas da nacionalidade: museus e identidade nacional no Brasil. Tese (Doutorado), Belo Horizonte: UFMG/ FAFICH/Departamento de História, 2008.
SPHAN. Serviço de Proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Livro do Tombo, 1938, p. 108.
MOREIRA, F.M.; DUARTE, A.B.S. O paradigma social da informação e as teorias sociais: relações e contribuições. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v.11, n.1, p.169-178, 2016.
OLIVEIRA, L.A. Antiquário, coleções particulares e religiosa na origem da instituição do Museu do Diamante, Diamantina, MG. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Humanas), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.
PAVIANI, J. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. Caxias do Sul: EDUC,2013
PEREIRA, T.I. A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 112-125, jun. 2017. ISSN 1517-1256. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896>. Acesso em: 18 jul. 2018. doi:https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6896
PINHEIRO, L. V. Usuário-Informação: o contexto da ciência e da tecnologia. Rio de Janeiro: LTC/IBICT, 1982.
ROLIM, E. A.; CENDÓN, B.V. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. DataGramaZero, v.14, n.2, p.A06, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 Jul 2018.
SAVOLAINEN, R.; WILSON, T.D. Social phenomenology. In: WILSON, T. D. Theory in information behaviour research. 2013, p. 141-158.
SILVA, J. L.C. Perspectivas sociais em biblioteconomia: percepções e aplicações. In: Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. SPUDEIT, D. F. A. O. MORAES, M.B. (Org.). São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.