A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior

Auteurs

  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.61591.215-216

Mots-clés :

Biblioteca universitária

Résumé

O campo da avaliação educacional, por sua relevância na busca da qualidade do ensino, tornou-se uma seara que se manifesta em diferentes articulações e aproximações. Desta premissa, depreende-se a possibilidade do surgimento de novas abordagens avaliativas. Com base no enunciado, esta pesquisa tem como hipótese de que a biblioteca universitária, dada a sua relevância na composição do sistema educacional, possui o arcabouço necessário para, em parceria com outros elementos educacionais, propor um modelo de avaliação na medida em que sua participação na educação se estende por todo o processo de ensino. O objetivo desta tese é estabelecer a interrelação entre biblioteca universitária e avaliação do ensinoaprendizagem com o intuito de propor um modelo integrativo de avaliação no âmbito universitário. É uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, visto que as questões educacionais se adaptam melhor a uma proposta onde a tessitura das relações humanas alcança uma aproximação mais concreta com a sociedade. A concepção do modelo deu-se a partir de três momentos: do referencial teórico de Luckesi, Hoffmann e Perrenoud no contexto da avaliação do ensino-aprendizagem; no ãmbito da biblioteca universitária, deu-se a partir dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) e dos dados coletados através de um questionário e entrevista com professores e biblioteca que foram analisados através da análise de conteúdo. O locus inspirador da pesquisada foi a Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). As análises apontam que é possível ocorrer o protagonismo da biblioteca universitária no processo de avaliação, visto sua inserção contínua no sistema escolar de ensino. Conclui-se apresentando um modelo de avaliação educacional a fim de disponibilizar aos professores uma prática avaliativa integrada com o cotidiano da sala de aula, onde docentes e discentes se beneficiem mutuamente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Professora do departamento de Ciências da Informação - UFC e doutoranda em Educação Brasileira - UFC

Références

GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior. Orientação: Maria Giovanna Guedes Farias. Coorientação: Lidia Eugenia Cavalcante. 2019. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50151. Acesso em: 20 dez. 2020.

Publiée

2020-12-29

Comment citer

GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 215–216, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.61591.215-216. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61591. Acesso em: 18 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Resumos de Dissertações e Teses

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice