Frente de pesquisa de títulos de livros: um estudo aplicado no campo da Educação Indígena
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i2.2017.20486Abstract
Derek de Solla Price pode ser considerado um dos mais importantes pesquisadores dos estudos métricos. Entre suas inúmeras contribuições ao campo da cientometria, destaca-se o conceito de frente de pesquisa que é composto pelo conjunto de autores mais citados em um determinado campo do conhecimento. O objetivo desse trabalho é, a partir da ideia original de Price, identificar a frente de pesquisa de títulos de livros e de autores citados em teses e dissertações defendidos entre 2001 e 2016 no campo de pesquisa da Educação Indígena. Os resultados apontaram que o livro de Clifford Geertz, A interpretação das culturas é o título mais citado, enquanto que o autor Paulo Freire lidera a frente de pesquisa da literatura citada. Esses resultados dessas duas frentes de pesquisa demonstram que ambos os cálculos são complementares e permitem compreender melhor a configuração da literatura científica que embasa as pesquisas no subcampo da educação indígena.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.