Liderança do educador e empoderamento do educando como instrumentalização no construto ético-moral-social sob a ótica freiriana
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42613.176-191Parole chiave:
Educação, Liderança, Empoderamento, Práxis freirianaAbstract
Liderança e empoderamento são temas amplamente discutidos em contextos organizacionais. Porém, quando se parte para aplicação desses conceitos no contexto pedagógico, mais precisamente nas relações educador-educando, relevam-se campos ainda incipientes, carentes de estudos e pesquisas científicas. Pensando na importância dos temas na pedagogia e apoiado na vida e obra de Paulo Freire, este estudo tem como objetivo compreender as relações interpessoais presentes em meios educacionais e como podem ser aperfeiçoadas e inspiradas por princípios presentes em seu legado, como amor ao próximo, justiça, liberdade, humildade, pensamento crítico e ética. Para tanto, utilizou-se como método a revisão teórica de conceitos como liderança, empoderamento, educação e pedagogia com base no estudo da obra freiriana. Pudemos compreender que a escola não mais se configura como único ou sequer como o local principal onde ocorrem as manifestações de ensino-aprendizagem. Consequentemente, o papel de educador não mais se concentra no professor de sala de aula. Da análise mais apurada das relações de liderança e empoderamento entre educador e educando, se obteve como resultado que a responsabilidade na construção de uma sociedade mais humanista e igualitária compete a cada indivíduo que se encontra no papel de educador, viabilizando aos educandos o desenvolvimento de uma leitura de mundo crítica e instrumentalizada, baseada em princípios freirianos e da consciência da própria realidade, tornando-o capaz de transformá-la.
Downloads
Riferimenti bibliografici
COVEY, S. Liderança baseada em princípios. São Paulo: Cutrix, 1998.
DESSEN, M. C.; PAZ, M. G. T. Bem-estar pessoal nas organizações: o impacto de configurações de poder e características de personalidade. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 26, n. 3, p. 549-556, jul/set, 2010.
FIORI, E. M. Aprender a dizer a sua palavra. In: Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Série Ecumenismo e Humanismo, v. 5. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GADOTTI, M. et. Al. (org). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, UNESCO e Fundação Paulo Freire, 1995.
GARDNER, H. Mentes que lideram: uma anatomia da liderança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
JACOBS, T. O. Leadership and exchange in formal organizations. Alexandria, VA: Human Research Organization, 1970.
WILSON, Sybil E. A educação abre as portas para um mundo melhor. Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 241-251, mai./ago. 2011.
ZITKOSKI, Jaime José. Paulo Freire & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.