Percepções conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas técnico-acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.62800.1-16Parole chiave:
Gestão do Conhecimento, Gestão do Conhecimento em Bibliotecas, Bibliotecas técnico-acadêmicasAbstract
O trabalho discute perspectivas conceituais da gestão do conhecimento para bibliotecas, especificamente as ligadas aos Institutos Federais do Brasil. O estudo tem a seguinte condição problematizadora: em que medida a gestão do conhecimento é capaz de possibilitar ações no sentido de estimular e facilitar a criação, o armazenamento, o compartilhamento e o uso do conhecimento no contexto de atuação das bibliotecas técnico-acadêmicas? Os objetivos são investigar os conceitos de gestão do conhecimento e de gestão do conhecimento em bibliotecas a fim de fundamentar a pesquisa em curso do Programa de Doutoramento em Ciência da Informação da Universidade Fernando Pessoa. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como exploratória e descritiva. E quanto aos meios, como bibliográfica mediante um diálogo com autores e textos diversos que abordam conceitualmente a referida temática. Conclui-se que ao trabalhar na perspectiva da gestão do conhecimento no âmbito das bibliotecas técnico-acadêmicas, têm-se em vista proporcionar o desenvolvimento de uma filosofia de trabalho apoiada em práticas de compartilhamento de ideias, conteúdos, procedimentos e armazenamento, visando a médio e longo prazo a construção de uma nova cultura nesses ambientes que possa gerar novos conhecimentos, buscando durante esse processo a inovação em suas práticas profissionais e organizacionais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVARENGA NETO, R. C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.
CASTRO, G. de. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: um instrumento de diagnóstico. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
CASTRO, G.; COSTA, M. D. Gestão do conhecimento em bibliotecas no Brasil: um mapeamento temático com base na literatura técnico-científica. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 18, 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2014.
CARVALHO, F. C. A. de. (Org.). Gestão do conhecimento. São Paulo: Pearson, 2012.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.
COSTA, M. D.; CASTRO, G. de; ROSTIROLLA, G. Gestão do Conhecimento em bibliotecas e unidades de informação: Experiências desenvolvidas no Brasil. In: Encuentro Asociación de Educadores e Investigadores de Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información y Documentación de Iberoamérica y el Caribe, 7, 2006, Marília. Anais… Marília: EDIBCIC, 2006.
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DUARTE, E. N. Análise da produção científica em gestão do conhecimento: estratégias metodológicas e estratégias organizacionais. 2003. Tese de Doutorado em Administração, Universidade Federal da Paraíba, 2003.
DUARTE, E. N.; FEITOZA, R. A. de B.; MONTEIRO, M. F.; LIMA, A. R. P. de. Conteúdos emergentes da gestão da informação e do conhecimento nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 10, n. Especial, p. 176-200, 24 mar. 2020.
LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. de S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 92-107, jan./abr. 2007. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1189. Acesso em: 20 dez. 2020.
MADGE, O. L. Knowledge Management in Libraries. Library & Information Science Research, [s. l.], n. 14, p. 92–98, 2010.
MARQUES JÚNIOR, E. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: análise de experiências no Brasil e em Portugal. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2010.
MARTINS, J. M. Gestão do conhecimento: criação e transferência de conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ROSTIROLLA, G. Gestão do conhecimento no serviço de referência em bibliotecas universitárias: uma análise com foco no processo de referência. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006.
SANTOS, C. D.; VALENTIM, M. L. P. As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 19-33, 2 ago. 2014.
SARRAFZADEH, Maryam; MARTIN, Bill; HAZERI, Afsaneh. Knowledge management and its potential applicability for libraries. Library Management. v. 31 n. 3, p. 198-212, 2010.
SBGC – SOCIEDADE BRASILEIRA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Conceito-ensaio de gestão do conhecimento. 2013. Disponível em: http://www.sbgc.org.br/blog/conceito-ensaio-de-gestao-do-conhecimento. Acesso em: 20 dez. 2020.
SHANHONG, T. Knowledge management in libraries in the 21 st century. In: IFLA Council And General Conference, 66, 2000, Jerusalém, Israel. Anais…Jerusalém, Israel: IFLA, 2000. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED450790.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
SOUSA, Carlos Henrique da Silva. Gestão do conhecimento na Rede de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: uma proposta de implementação. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado) Mestrado Profissional em Biblioteconomia - Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2017. Disponível em: http://biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=69184. Acesso em: 20 dez. 2020.
SOUSA, Paulo de Tarso Costa de. O capital social estratégico como recurso para a gestão da informação e do conhecimento no processo eleitoral brasileiro. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TEIXEIRA, Cristiane da Cunha. A cultura organizacional e informacional em ambiente técnico-acadêmico. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
THE INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS – IFLA. Disponível em: http://www.ifla.org/en/about-the-km-section. Acesso em: 20 dez. 2020.
TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.1, n.1, p. 1-16, 2008. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/110. Acesso em: 20 dez. 2020.
VAN ROOI, H.; SNYMAN, R. A content analysis of literature regarding knowledge management opportunities for librarians. Aslib Proceedings, [s. l.], v. 58, n. 3, p. 261–271, 2006.
VON KROGH, Georg; ICHIJO, Kazuo; NONAKA, Ikujiro. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da criação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
WILSON, Thomas D. The nonsense of ‘Knowledge management’. Information Research, v. 1, n. 8. 2002. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/8-1/paper144.html. Acesso em: 20 dez. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.