Políticas e estratégias institucionais de internacionalização da educação em instituições de educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.67923.176-193Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Internacionalização da Educação Profissional, Políticas e Estratégias InstitucionaisResumo
O artigo trata das políticas e estratégias de internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), considerando as propostas internacionais e governamentais e as estratégias institucionais de internacionalização da educação de cada uma das instituições pesquisadas. A intenção é compreender como as instituições de EPT analisadas incorporam estas diretrizes e políticas no âmbito de suas instituições e a maneira como instauram significados institucionais e políticos ao processo de internacionalização da educação, tendo em vista as condições iniciais de sua efetivação. Foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de diferentes análises, assim como entende Saravia(2006), ao analisar com profundidade o processo das políticas públicas. A partir desta e de outras leituras, buscou-se estudar a internacionalização da EPT a partir de diferentes contextos institucionais ao compreender as condições das instituições e o papel de cada ator social no processo. Conclui-se que apesar das ações de internacionalização da EPT no Brasil serem recentes, há um movimento nas três instituições pesquisadas para desenvolver órgãos administrativos e instrumentos de normatização da internacionalização da EPT.
Downloads
Referências
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
LE COADIC, Yves-françois. Ciência da Informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 124 p.
ARRETCHE, M. T. S. Tendências no estudo sobre avaliação. In: RICO, E. M. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Ciências sem Fronteiras. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/. Acesso em: Acesso em: 15 ago. 2017.
BRASIL. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Brasília: 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 20 mar. 2016.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 19 mar.2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Levantamento das ações de internacionalização da Rede Federal de EPT e resultado do GT de Política Educacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2018- pdf/87481-acoes-de-internacionalizacao/file. Acesso em: 20 de abr. 2019.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA. Perfil e
Histórico. Disponível: http://www.cps.sp.gov.br/perfil-e-historico/. Acesso em: 15 ago. 2017.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA.
Internacional. Disponível em: http://www.cps.sp.gov.br/internacional/. Acesso em: 07 set. 2018.
DIAS, V. E. M. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. Tese de Doutorado. Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos: UFSCar, 2015.
FRIGOTTO, G. Ensino Médio e educação Profissional: a ruptura com o dualismo estrutural. In: CIAVATTA, M. (org.) Gaudêncio Frigotto. Um intelectual crítico nos pequenos grandes embates. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO.
Portaria n° 1.151, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://www2.ifsp.edu.br/index.php/documentos-institucionais/portarias/category/569- 2016.html?start=240
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE
MINAS GERAIS. Projeto de Desenvolvimento Institucional. Pouso Alegre, 2018. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/historico-dos-pdis
MOREIRA, A. F. B. Estudos de currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo-SP, v. 39, n. 137, p. 367-381, maio/ago. 2009.
PACHECO.E. Fundamentos Políticos Pedagógicos dos Institutos Federais. Natal: Editora IFRN, 2015.
SANTOS, F. S.; ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SARAVIA, E. Introdução à teoria da política pública. In: SARAIVA, E.; FERRAREZI, E. (org.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde. [online]. 2003, vol.1, n.1, pp.131-152. Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r41.pdf. p.131-152.
SOUZA, C. Estado da arte da pesquisa em políticas públicas. In: HOCHMAN, G.; ARRETCHE, M.; MARQUES, E. Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
UNESCO. Establishment of an international long-term programme for the development of technical and vocational education following the second international congress on technical and vocational education (Seoul, Republic of Korea, april 1999), Paris, 1999.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000117403. Acesso em: maio 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.