SAMBA, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA DA ATIVIDADE: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA

Autores

  • Clarice Gonçalves Rodrigues Alves
  • Héctor José Gárcia Mendoza

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6503

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a Teoria Psicológica da Atividade de Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem, valendo-se de reflexões obtidas do projeto de extensão História social do samba desenvolvido no Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso (IFRR-CNP) entre 2012 e 2015. Os pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural serviram de fundamentos didáticos e psicológicos para a proposta, que contou como pesquisas bibliográficas, debates, atividades artísticas, estudo de letras de samba. Ao realizar uma prática educativa baseada na Teoria da Atividade, pretendeu-se contribuir para a aprendizagem dos alunos, bem como construir uma proposta para o ensino de História que contemple temas como: periferia social, escravidão, negros no Brasil, o mundo do trabalho e demais elementos que compõem o universo musical do samba.

Biografia do Autor

Clarice Gonçalves Rodrigues Alves

Mestranda em Educação pelo IFRR/UERR/ Professora de História do IFRR

Héctor José Gárcia Mendoza

Prof. Dr. em Educação pela Universidade de Jaén (UJAEN)/ Professor associado 

da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor dos programas de mestrado UERR/IFRR e doutorado
REAMEC

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MENDOZA, Héctor José Gárcia. SAMBA, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA DA ATIVIDADE: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 1–11, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i16.6503. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6503. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)