TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6505Resumo
O artigo propõe abordar o fragmento do estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Maranhão, tratando o trabalho enquanto categoria ontológica central na constituição do ser social. Parte-se da concepção marxiana aprofundada por Lukács na Ontologia do Ser Social, oferecendo indicativos onto-metodológicos e materialistas às complexificações contínuas e dialéticas das relações sociais em cada momento de superação. Assim, intenta-se ampliar o diálogo acerca da totalidade na práxis humana como ponto de partida necessário à compreensão das determinações constitutivas da realidade concreta fragmentária dos sujeitos, em busca de processos emancipatórios viabilizantes que se autoinvalidam na lógica antitética do capital.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).