MERCANTILIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL/CEARÁ: DESVELANDO CONTRADIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS

Autores

  • Paulo Henrique de Freitas Maciel
  • Roberto Kennedy Gomes Franco
  • Tânia Serra Azul Machado Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i15.6522

Resumo

Este texto apresenta análise sobre a mercantilização e o financiamento do ensino superior, como vem ocorrendo no Brasil e, em particular no estado do Ceará, enfatizamos suas contradições fenomênicas e pontuamos aspectos da histórica dualidade educacional brasileira. A tessitura da investigação insere-se nos (des)caminhos do financiamento do ensino superior entre o público e o privado, vislumbrando programas como o FIES e o PROUNI. Metodologicamente pautados no materialismo histórico e dialético, confrontamos a oferta e financiamento do ensino superior privado no Brasil/Ceará com a expansão e sua relação com o mercado. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental com delimitação temporal dos dados publicados nos anos de 2013 a 2016, fornecidos pelo IBGE e os resultados das avaliações externas da educação superior no Brasil e no Ceará, realizados pelo MEC, em parceria com o INEP (Sinaes, Enade).

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Freitas Maciel

Mestre em Educação Brasileira/UFC. Graduado em Economia/UFC. Economista/UFCA(Universidade Federal do Cariri).

Roberto Kennedy Gomes Franco

Doutor em Educação Brasileira/UFC. Professor Adjunto UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Tânia Serra Azul Machado Bezerra

Doutora em Educação Brasileira/UFC.  Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. 

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

MACIEL, Paulo Henrique de Freitas; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. MERCANTILIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL/CEARÁ: DESVELANDO CONTRADIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 147–162, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i15.6522. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6522. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)