MERCANTILIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL/CEARÁ: DESVELANDO CONTRADIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i15.6522Resumo
Este texto apresenta análise sobre a mercantilização e o financiamento do ensino superior, como vem ocorrendo no Brasil e, em particular no estado do Ceará, enfatizamos suas contradições fenomênicas e pontuamos aspectos da histórica dualidade educacional brasileira. A tessitura da investigação insere-se nos (des)caminhos do financiamento do ensino superior entre o público e o privado, vislumbrando programas como o FIES e o PROUNI. Metodologicamente pautados no materialismo histórico e dialético, confrontamos a oferta e financiamento do ensino superior privado no Brasil/Ceará com a expansão e sua relação com o mercado. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental com delimitação temporal dos dados publicados nos anos de 2013 a 2016, fornecidos pelo IBGE e os resultados das avaliações externas da educação superior no Brasil e no Ceará, realizados pelo MEC, em parceria com o INEP (Sinaes, Enade).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).