ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA NA PSIQUE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS

Autores

  • Carlos Celso Serra Azul Machado Bezerra
  • Roberto Kennedy Gomes Franco
  • Iara Serra Azul Machado Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i8.6700

Resumo

A politização de portadores do vírus HIV é um fenômeno que ganha notoriedade nacional e internacional. O presente estudo consiste, a partir da análise e descrição dos movimentos em defesa dos portadores de retroviroses, em uma revisão de literatura com temas correlatos da psiquiatria e das ciências políticas. Fica patente que, especificamente para os ativistas, o diagnóstico retroviral foi um fator precipitante de todo um rearranjo social e pessoal, que propiciou a construção de uma consciência política. Surge a necessidade de novos estudos para correlacionar dados sócio-demográficos e a experiência de politização em portadores do HIV.

Biografia do Autor

Carlos Celso Serra Azul Machado Bezerra

Médico formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), residente do terceiro ano do programa de residência médica de psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto.

Roberto Kennedy Gomes Franco

Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduado em História (UFC); Mestre em Ciências da Educação (UFPI); Doutor em Educacão Brasileira (UFC). Coordenador do GEMPI Grupo de Estudos Marxistas Piauiense; Diretor Sindical, ADCESP, Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí UESPI. Membro e Pesquisador da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia

Iara Serra Azul Machado Bezerra

Médica formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ResidênciaMédica em Clinica Geral no Hospital Universitário Walter Cantídio; Residência Médica em Medicina Intensiva no Hospital Universitário Walter Cantídio; Especialista em Medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

BEZERRA, Carlos Celso Serra Azul Machado; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes; BEZERRA, Iara Serra Azul Machado. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA NA PSIQUE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 95–113, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i8.6700. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6700. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)