DIALÉTICA, MARXISMO MULTIDISCIPINAR E OS ESTUDOS DA PSIQUE
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i12.6572Resumo
Este texto, redigido sob a forma de ensaio, apresenta primeiras aproximações de uma reflexão que pretende articular a perspectiva tradicional da Dialética marxista, de matiz racionalista e com forte base objetivista, representada pela prioridade dada à Economia Política Crítica como elemento central da análise social, e contribuições de teorias da psique e da fenomenologia de MerleauPonty. Metodologicamente, se conforma como estudo teórico bibliográfico, cotejando obras de vários autores no sentido de vislumbrar a unidade possível entre elementos tidos como opostos. Efetivamente, os autores desenvolvem a ideia de que a Dialética tradicional, com toda a riqueza metodológica que representa, está limitada à perspectiva da consciência, desconsiderando os aportes da psicanálise e da fenomenologia de Merleau-Ponty, que podem representar contribuições inovadoras e enriquecedoras à Dialética, em seu caráter de Metodologia, teoria epistemológica e gnosiológica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).