PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/LETRAS

Autores

  • Claudio Silveira Maia
  • Mileide Terres de Oliveira
  • Cleide Moreira da Cruz
  • Pamela Cristina Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i12.6577

Resumo

Este trabalho vem relatar as ações do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID) de letras em uma escola da rede pública de Ensino Fundamental no município de Juína-MT. Com a oportunidade de um contato direto com os desafios do ensino/aprendizagem buscamos nessa atuação fazer uma reflexão crítica sobre as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita no aprendizado da língua portuguesa. Na perspectiva teórica do uso da linguística para o ensino de língua portuguesa em sala de aula, o projeto PIBID/Letras proporciona oportunidades de progresso aos seus discentes, e desenvolve a capacidade reflexiva e comunicativa de seus alunos, numa perspectiva de utilização da língua portuguesa em situações do cotidiano.

Biografia do Autor

Claudio Silveira Maia

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Titular dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena e do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, mantidos pela AJES, em Juína-MT.

Mileide Terres de Oliveira

Mestranda do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso - no campus de Cáceres-MT. Bolsista CAPES, atua na área da descrição e análise de línguas indígenas, especificamente a etnia Rikbaktsa, habitantes localizados no noroeste do Mato Grosso.

Cleide Moreira da Cruz

Bolsista PIBID/Letras. Graduanda do III termo do curso de licenciatura em Língua Portuguesa/ Inglesa e respectivas Literaturas do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena – AJES.pamelacris_letras@hotmail.com

Pamela Cristina Silva Souza

Bolsista PIBID/Letras. Graduanda do III termo do curso de licenciatura em língua portuguesa/ inglesa e respectivas literaturas do instituto superior de Educação do Vale do Juruena – AJES.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

MAIA, Claudio Silveira; OLIVEIRA, Mileide Terres de; CRUZ, Cleide Moreira da; SOUZA, Pamela Cristina Silva. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/LETRAS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 109–117, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i12.6577. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6577. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos