INTERFACE DA ABORDAGEM CTS COM A DIVERSIDADE DE RELAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA

Autores

  • André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i10.6684

Resumo

Este texto trata sobre a prática docente no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a diversidade de relações sociais em aulas de biologia. Tem como objetivo identificar na fala docente a aproximação das relações sociais com o ensino de ciências em sua ação pedagógica, baseada na proposta CTS. A metodologia desse estudo foi concebida segundo os pressupostos da pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly, em que o professor sujeito da pesquisa expõe em seu discurso, a percepção de como ele privilegia em sua prática pedagógica a conduta solidária, o respeito às diferenças sociais e aos ritmos de aprendizagem. Como o referencial teórico, trazemos autores como Krasilchik, Marandino, Santos, Mortimer, Pinheiro, Silveira e Bazzo. Os resultados do trabalho apontam para a possível contribuição do enfoque CTS para realizar uma reflexão sobre a necessidade de incluir na formação docente, em destaque no ensino de ciências, a discussão de práticas que conduzam para um novo olhar sobre as relações sociais na perspectiva da formação cidadã.

Biografia do Autor

André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha

Titulação de Especialização, trabalha atualmente como professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado na Escola de Aplicação (EAUFPA) e está regularmente matriculado no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

Titulação de Doutorado, trabalha atualmente como professora do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

CUNHA, André Luiz Rodrigues dos Santos; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. INTERFACE DA ABORDAGEM CTS COM A DIVERSIDADE DE RELAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 81–100, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i10.6684. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6684. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos