INTERFACE DA ABORDAGEM CTS COM A DIVERSIDADE DE RELAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA

Autores/as

  • André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i10.6684

Resumen

Este texto trata sobre a prática docente no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a diversidade de relações sociais em aulas de biologia. Tem como objetivo identificar na fala docente a aproximação das relações sociais com o ensino de ciências em sua ação pedagógica, baseada na proposta CTS. A metodologia desse estudo foi concebida segundo os pressupostos da pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly, em que o professor sujeito da pesquisa expõe em seu discurso, a percepção de como ele privilegia em sua prática pedagógica a conduta solidária, o respeito às diferenças sociais e aos ritmos de aprendizagem. Como o referencial teórico, trazemos autores como Krasilchik, Marandino, Santos, Mortimer, Pinheiro, Silveira e Bazzo. Os resultados do trabalho apontam para a possível contribuição do enfoque CTS para realizar uma reflexão sobre a necessidade de incluir na formação docente, em destaque no ensino de ciências, a discussão de práticas que conduzam para um novo olhar sobre as relações sociais na perspectiva da formação cidadã.

Biografía del autor/a

André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha

Titulação de Especialização, trabalha atualmente como professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado na Escola de Aplicação (EAUFPA) e está regularmente matriculado no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

Titulação de Doutorado, trabalha atualmente como professora do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA.

Publicado

2017-03-16

Cómo citar

CUNHA, André Luiz Rodrigues dos Santos; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. INTERFACE DA ABORDAGEM CTS COM A DIVERSIDADE DE RELAÇÕES SOCIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 81–100, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i10.6684. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/6684. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos