Evasão escolar:
apreensões e compreensões em contexto adverso
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72014Palavras-chave:
evasão escolar, sistema educacional, políticas públicas, tempos adversosResumo
A evasão escolar é um fenômeno que afeta os sistemas educacionais do mundo inteiro, com maior ou menor gravidade, e com efeitos mais devastadores sobre os estudantes das localidades mais pobres. Ela implica um rasgo de desigualdade em função da ausência de equidade na qualidade da educação escolar. Este trabalho se propõe a analisar o conteúdo de artigos publicados entre 2016-2021, sobre evasão escolar em periódicos científicos brasileiros, verificando o que eles dizem sobre a(s) noção(es) e apontamentos alternativos. Foram analisados doze artigos extraídos do portal EDUC@, dada sua singularidade em relação aos demais indexadores de periódicos científicos disponíveis no Brasil. O período de publicação coincide com uma crise de múltiplas dimensões com efeitos diretos e profundos de ampliação da evasão escolar. Existe uma ausência de consenso e uma pluralidade de noções sobre evasão escolar que podem ser organizadas em duas correntes distintas, a gerencial e a orgânica, configurando uma disputa, visto que a definição de um objeto de pesquisa social nunca é desinteressada. A evasão e a permanência não são apenas fenômenos recorrentes de um tipo ou outro de escola, mas categorias que são produzidas pelas relações das classes sociais com o sistema escolar. Ademais, nos trabalhos, constam possibilidades entrecruzadas de enfrentamento da evasão, restando clara sua magnitude e a necessária articulação entre os estudantes, os profissionais da educação e os gestores públicos em vista do desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.
Referências
BERGER, Peter. Ludwig; LUCKMANN, Thomas. A construção da realidade social: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
CAMARGO, Douglas Branco de and RIOS, Mônica Piccione Gomes. Evasão escolar na 1ª série do ensino médio: o caso de Joaçaba, Santa Catarina. Eccos Rev. Cient., Maio 2018, n. 46, p. 33-51.
CECILIO, CAMILA. Abandono e evasão: aluno deixa a escola ou a escola se distancia da realidade do aluno? Nova Escola. 30 jul. 2019. Disponível em:<https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2217/abandono-e-evasao-escolar-estudante-deixa-a-escola-ou-a-escola-se-distancia-da-realidade-do-aluno>. Acesso em: 15 set. 2021.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Barcarena (Portugal): Editorial Presença, 2004.
LENOIR, Remi. Objeto sociológico e problema social. In: MERLLIÉ, Dominique et al. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
LIMA JÚNIOR, Paulo et al. A Integração dos Estudantes de Periferia no Curso de Física: razões institucionais da evasão segundo a origem social. Ciência educ., 2020, vol.26.
LIMA, Marcos Antonio Martins et al. Algoritmos de avaliação: modelagem e aplicação no estudo da evasão discente. Est. Aval. Educ., Maio 2020, vol.31, no.77, p.318-340.
MARQUES, Felipe Tumenas. A volta aos estudos dos alunos evadidos do ensino superior brasileiro. Cad. Pesqui., Out 2020, vol.50, no.178, p.1061-1077.
NASCIMENTO, Wagner Roberto Dias, SALVIATO-SILVA, Ana Cristina and AGLI, Betânia Alves Veiga Dell’. O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários. ETD - Educ. Temat. Digit., Jan 2019, vol.21, no.1, p.182-201.
OSTROVSKI, Crizieli Silveira and CORREIA, Zélia Delgado. Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposição. Educ. Teoria Prática, Abr., 2018, vol.28, no.57, p.23-40.
PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a).
PRESTES, Emília Maria da Trindade and FIALHO, Maríllia Gabriella Duarte. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Jul 2018, vol.26, no.100, p.869-889.
RANGEL, Flaminio de Oliveira et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Ciência educ., Jan 2019, vol.25, no.1, p.25-42.
SANTOS, Monique Matsuda dos; PEDROSO, Isabela Gomes Ferreira; OLIVEIRA, Sandra Cristina de. Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP. Educ. Pesqui., 2021, vol.47.
SILVA, Nelson do Valle. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. In: HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle (Orgs.). Origens e Destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: Toopbooks, 2003.
VITELLI, Ricardo Ferreira and FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando?. Est. Aval. Educ., Dez 2016, vol.27, no.66, p.908-937.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).