IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PATOS DE MINAS/MG EM 2011

Autores

  • Rosana Mendes Maciel
  • Fabiane Santana Previtali

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9305

Resumo

O presente trabalho consiste na concretização de uma pesquisa de Mestrado, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da  Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa intitulada “Políticas e Gestão em Educação”. Trata-se do trabalho realizado através de leituras, debates e reflexões desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade – GPTES e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O estudo discute a reestruturação produtiva na esfera educacional e seus impactos no trabalho docente da rede pública estadual de Minas Gerais, a partir de 1990 quando se intensificam as reformas educacionais no Brasil, particularmente em Minas Gerais. O estudo inclui revisão de literatura, análise de documentos e pesquisa empírica na forma de estudo de caso. Tais reflexões estão fundamentadas em uma pesquisa empírica, realizada no município de Patos de Minas/MG. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão teórica acerca da articulação dialética entre educação e trabalho, demonstrando também as modificações ocorridas com o processo de reestruturação produtiva.

Biografia do Autor

Rosana Mendes Maciel

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. PPGED/FACED/UFU. Bolsista CAPES, período: 2010-2011. Membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Sociedade –GPTES.

Fabiane Santana Previtali

Doutora em Ciências Sociais na Universidade Federal de Uberlândia; Professora do Programa de PósGraduação em Educação PPGED/FACED/UFU. Coordenadora do GPTES. Apoio Fapemig.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

MACIEL, Rosana Mendes; PREVITALI, Fabiane Santana. IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PATOS DE MINAS/MG EM 2011. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 97–114, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9305. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/9305. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos