Teaching work

the challenge of reinventing assessment in times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44225

Keywords:

Evaluation. Teacher training. Pandemic.

Abstract

This article brings to the scene an exploratory reflection on the challenges posed to teachers, with regard to the reinvention of the evaluation processes of distance education courses, given the moment experienced by COVID 19. For this debate, it is assumed that the evaluation it has always been a challenge for the teacher, since the action of evaluating presupposes choices, which, many times, are linked by the definitions of public policies. At the present time, when the pandemic has changed the pace of people's lives, the assessment in distance education, which was carried out in person, had changes to meet the specifications determined by social isolation. In this scenario, rethinking the evaluation is necessary and the possibility of reflecting on the theme, in a process of continuing education that begins. The continuing education of teachers is evident in the construction of individual and collective subjectivity.

Author Biographies

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

Mara Lúcia Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG (2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.

Virgínia Coeli Bueno de Queiroz, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Atualmente, atua na Coordenação Pedagógica do Colégio Loyola. Tem experiência na área da educação, como professora e coordenadora pedagógica, com ênfase nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino-aprendizagem, legislação educacional, trabalho docente e educação a distância.

References

ANDERSON, Lorin W.; DAVID R. Krathwohl; BENJAMIN S. Bloom. A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: a Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives / Editors, Lorin W. Anderson, David Krathwohl; Contributors, Peter W. Airasian ... [et Al.]. Complete ed. New York: Longman, 2001. Print. Disponível em: <https://cft.vanderbilt.edu/guides-sub-pages/blooms-taxonomy/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2020.
AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
BLOOM, B. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394 de 1996. Disponível em: <http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2019.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de maio de 2017.Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503>. Acesso em: 05 de maio de 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 05 de maio de 2020.
BRITO, Ronnie Fagundes de; VANZIN, Tarcisio e ULBRICHT, Vânia. Reflexões sobre o conceito de criatividade: sua relação com a biologia do conhecer. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 204-213.Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n3/v14n3a17.pdf>. Acesso em 05 de março de 2020.
CASALI, Alípio. Fundamentos para uma avaliação educativa. In: CAPPELLETTI, Isabel F. Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola. 2007.
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6ª Edição, Campina, SP: Autores Associados, 1999.
NACONECY, Luiz Carlos Macedo. Curso de Direito Processual Civil / Luiz Carlos Macedo Naconecy. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 1984.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação da Excelência à regulação das aprendizagens- entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: J. Olympio: UNESCO, 1974
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
REY González, Fernando Luis. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
SEE-MG. Guia de Orientações para Elaboração e Revisão de Itens e Questões de Múltipla Escolha. Disponível em:<http://professor.ufop.br/sites/default/files/danielmatos/files/guia_de_elaboracao_e_revisao_de_questoes_e_itens_de_multipla_escolha.pdf>. Acesso em 12 de março de 2020.
TEIXEIRA, Antônio. Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte II – Tentativa de mudança. Pensar Educação em pauta. 15 de maio de 2020. Disponível em: <https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/universidade-rediviva-na-sociedade-do-conhecimento-parte-ii-tentativa-de-mudanca/>. Acesso em 15 de maio de 2020.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo – SP, 1991. 4ª edição brasileira.

Published

2020-06-15

How to Cite

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; RAMALHO, Mara Lúcia; QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. Teaching work: the challenge of reinventing assessment in times of pandemic. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 113–130, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44225. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44225. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê

Similar Articles

<< < 8 9 

You may also start an advanced similarity search for this article.