EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAR UM TRABALHADOR DE NOVO TIPO
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i9.6609Abstract
O empreendedorismo e sua vinculação ao campo educacional ganharam relevo nos últimos tempos. Prova cabal dessa afirmação é o expressivo aumento de pesquisas e desenvolvimento de projetos que têm por objetivo educar para o empreendedorismo e formar um trabalhador de novo tipo, capaz de autoproduzir sua própria existência. A formação do trabalhador/empreendedor com perfil e espírito inovador, criativo e proativo, capaz de criar seu próprio negócio ou agir como se fosse dono da organização, preconiza o papel social do indivíduo abstraído das determinações estruturais, notadamente da ordem econômica vigente, a capitalista. Essa proposição precisa ser questionada: afinal, o que significa educar para o empreendedorismo e a quem interessa esta proposição? Centrado no referencial do materialismo histórico e dialético, o presente texto procura analisar como a elaboração desta ideologia do “homem empreendedor” foi e está sendo instituída no espaço escolar, além de apresentar e analisar tal formulação, buscando o significado implícito da necessidade de se educar para o empreendedorismo.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).