Education in capitalist scenario:

subjectives reverberations in young graduate students

Authors

  • Érika de Sousa Mendonça Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-0031-3608
  • Amilson de Carvalho Gominho Filho Universidade de Pernambuco
  • Marcelle Beatriz Maria Cabral dos Santos Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68010

Keywords:

Capitalism, University student, youth, Public higher education institutions

Abstract

The present study tried to understand the vectors - subjects, contexts, politics - that permeate university experiences, as well as the psychosocial reverberations of the current political-economic scenario, in the graduation of 14 young students in a public and up-country higher education institution. To reach the objective, individual interviews were accomplished and submitted to the Content Analysis. In this way, it was found a strong presence of neoliberal ideals, typical of capitalism, in the lifestyle of these people, as also negative psychosocial  impacts of successive cuts in investment in education. Besides, the challenges to youth autonomy are highlighted, also friendship relations as promoters of quality of life and academic connection was evidenced.

Author Biographies

Érika de Sousa Mendonça, Universidade de Pernambuco

Prof. Adjunta do Curso de Bacharel em Psicologia-Formação do Psicólogo da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude.

Amilson de Carvalho Gominho Filho, Universidade de Pernambuco

Estudante de Psicologia na Universidade de Pernambuco (UPE), extensionista no Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva (Nueec) e integrante da atual gestão do Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi) Iara Iavelberg.

https://orcid.org/0000-0001-8403-378X

Marcelle Beatriz Maria Cabral dos Santos, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Psicologia na Universidade de Pernambuco (UPE). Integrante do Centro Acadêmico de Psicologia Iara Iavelberg na chapa vigente desde 2019, membro do Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde (LACS), atuante no projeto de extensão TransVERgente e na Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental - LATCC (UPE).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3407-1897

References

ASSIS, David A. R. de; GERKEN, Carlos H. S.. Escolhas de vida pós-ensino médio e representações sociais da Universidade pública. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 378-395, 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v17n3/v17n3a04.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BARDAGI, Marucia P.; HUTZ, Cláudio S.. Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 31-44, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v9n2/v9n2a05.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de RETO, Luís Antero; PINHEIRO, Augusto. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDO, Marcia H.. Produtivismo e precariedade subjetiva na Universidade pública: o desgaste mental dos docentes. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 129-139, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/14.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
BOCK, Ana M. B. Formação do Psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 17, n. 2, p. 37-42, 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v17n2/06.pdf >. Acesso em: 21 mar. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas Universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Subchefia para Assuntos Jurídicos, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Subchefia para Assuntos Jurídicos, Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm>. Acesso em: 20 mar. 2021.
CAVALIERI, Irene C.. Processos de empowerment no contexto da intervenção social: um estudo comparativo. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017, 103 p. Dissertação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2017. Disponível em: <https://eg.uc.pt/bitstream/10316/82584/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_final_IreneCavalieri.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Financiamento da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas. Brasília: Edições Câmara, 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas>. Acesso em: 26 out. 2020.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a11.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
FREITAS, Mariana G. P. et al.. Os desafios da entrada e permanência da Universidade por estudantes da classe trabalhadora. In: XXI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XVII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO E VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, São José dos Campos, 2017. Anais... São José dos Campos: Univap, 2017, p. 1-6. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2017/anais/trabalhos_ciencias_humanas.html>. Acesso em: 26 out. 2020.
MATTOS, Amana R.; CASTRO, Lucia R. Jovens e a liberdade: reflexões sobre autonomia, responsabilidade e independência. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 1, p. 65-73, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n1/1807-0310-psoc-28-01-00065.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
XXX. XXX. Recife: EDUPE, 2018.
MONTEIRO, Renata A. P. A importância do trabalho na transição para a vida adulta. Desidades, Rio de Janeiro, v. 4, p. 20-29, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/desi/v4/n4a03.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos humanos. Rio de Janeiro: UNIC, 2009. Disponível em: <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, João F.; BITTAR, Mariluce; LEMOS, Jandernaide R. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 19, n. 40, p. 201-384, 2010. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/12799/5/Artigo%20-%20Jo%C3%A3o%20Ferreira%20de%20%20%20Oliveira%20-%202010.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
OLIVEIRA, Clarissa T.; SANTOS, Anelise S.; DIAS, Ana C. G. Características das Relações dos Universitários e Seus Pares: Implicações na Adaptação Acadêmica. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 17, n.1, p. 150-163, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000100013>. Acesso em 21 mar. 2021.
PADOVANI, Ricardo da C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, p. 02-10, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-56872014000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PANÚNCIO-PINTO, Maria P.; COLARES, Maria de F. A.. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 273-81, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104320>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PERONDI, Eduardo. Crise econômica e instabilidade política: cenários da ofensiva do capital contra o trabalho no Brasil. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, p. 603-621, 2017. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/8236>. Acesso em: 21 mar. 2021.
PIRES, Ana C. F.; KNEIB, Érika C.; RIBEIRO, Rômulo J. C. Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia. Cadernos Metrópole, v. 22, n. 47, p. 247-272, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-99962020000100247&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 mar. 2021.
RÊGO, Ernny C.; SILVA, José R. R. Acesso e permanência na educação: os desafios da Assistência Estudantil. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2015. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/anais-joinpp-2015.html>. Acesso em: 26 out. 2020.
REICHERT, Claudete B.; WAGNER, Adriana. Considerações sobre a autonomia na contemporaneidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 405-418, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000300004>. Acesso em: 21 mar. 2021.
REYES JÚNIOR, Edgar; et al. Relações interpessoais e sua influência na satisfação dos acadêmicos. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 206-228, 2018. Disponível em: <https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/807-3258>. Acesso em: 21 mar. 2021.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. A democratização e expansão da educação superior no país: 2003 - 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192 >. Acesso em: 26 out. 2020.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Crise de Financiamento das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia Pública. Brasília: ANDES-SN, 2018. Disponível em: < http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1877498921.pdf >. Acesso em: 26 out. 2020.
SVARTMAN, Bernardo P. A Universidade pública em tempos neoliberais: comentários sobre o livro Universidade, cidade, cidadania. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 86, p. 323-331, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100323&lng=es&nrm=iso> . Acesso em 21 mar. 2021.
TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana A.. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos?: ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 89-110, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000100005&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 21 mar. 2021.

Published

2021-04-29

How to Cite

MENDONÇA, Érika de Sousa; GOMINHO FILHO, Amilson de Carvalho; SANTOS, Marcelle Beatriz Maria Cabral dos. Education in capitalist scenario:: subjectives reverberations in young graduate students. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 220–241, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.68010. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/68010. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 20 

You may also start an advanced similarity search for this article.