The construction of the professional identity of the administrative technician in education:
narrative inquiry as a possibility for research
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.70846Keywords:
Scientific method, Professional identity, Education professional, Vocational educationAbstract
This article discusses the concept of identity articulated with the concept of work and proposes narrative inquiry as a method and phenomenon of investigation of the construction of administrative technicians’ professional identity in education. Participated in the study administrative technicians that work in the context of Vocational and Technological Education in a Federal Institute of Education, Science and Technology of the southern region of Brazil. The instruments used to foster the act of telling stories were photographic image, narrative interview, and semi-structured interview. Narrative Inquiry, as a research method and phenomenon to be investigated, proved to be an important ally of the researcher in investigative process. It provided important discoveries regarding the identity construction of workers that have been scarcely academically studied in the educational context, thus, promoting advances in scientific knowledge on the research theme.
References
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Martins Fontes: São Paulo, 1977.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1-LIMmji7_8l-5abRpJdqpRsLGOS0zD8L/view. Acesso em: 2 mar 2021.
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Trabalho e identidade em tempos sombrios: insegurança ontológica na experiência atual com o trabalho. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: guia para indagar em el campo. Granada: Grupo Force/Universidad de Granada/Grupo editorial universitário, 1998. Disponível em: https://bit.ly/2xjuZ3S. Acesso em: 26 mar. 2021.
BOLÍVAR, Antônio; RITACCO, Maximiliano. Identidad profesional de los directores escolares en España: un enfoque biográfico narrativo. Opción, Maracaibo, Año 32, n. 79, p 163-183, abr. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305987019_Identidad_profesional_de_los_directores_escolares_en_Espana_Un_enfoque_biografico_narrativo. Acesso em 26 mar. 2021.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
BRASIL. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 21 jan. 2021.
CIAMPA, Antônio da Costa. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CIAMPA, Antônio da Costa. Identidade. In: LANE, Sílvia T. M.; CODO, Wanderley. (Orgs.) Psicologia Social: o homem em movimento. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 58-75.
CLANDININ, D.Jean. Classroom practice:teacher images in action. Philadelphia: The Falmer Press, 1986.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: grupo de pesquisa narrativa e educação de professores ILEEL/UFU. 2. ed. revisada. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CODO, Wanderley et al. A síndrome do trabalho vazio em bancários. In: CODO, Wanderley; SAMPAIO, José Jackson C. (Orgs) Sofrimento psíquico nas organizações: saúde mental e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1995.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Teachers as curriculum planners: narratives of experience, New York: Teachers College Press, 1988.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge et al (orgs.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes: 1995. p.11-59.
COUTINHO, Maria Coutinho. Trabalho e construção da identidade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 4, n.1, p. 29-43, jan./jun. 1999. Edição especial.
COUTINHO, Maria Chalfin; KRAWULSKI, Edite; SOARES, Dulce Helena Penna. Identidade e trabalho na contemporaneidade: repensando articulações possíveis. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 19, edição especial 1, p. 29-37, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v19nspe/v19nspea06.pdf. Acesso em: 11 fev. 2021.
FONSECA, João Eduardo do Nascimento. Novos atores na cena universitária. Rio de Janeiro: UFRJ/NAU, 1996.
GÓMEZ, Eduardo Escalante. Metodología y métodos. In: GÓMEZ, Eduardo Escalante; PÁRAMO, María de los Ángeles (Comp.) Aproximación al análisis de datos cualitativos: aplicación en la práctica investigativa. 1. ed. Mendoza: Universidad del Aconcagua, 2011. Disponível em: http://bibliotecadigital.uda.edu.ar/objetos_digitales/177/aproximacion-al-analisis-de-datos-cualitativos-t1-y-2.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 103-133.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. IFSC. Relatório de Gestão 2019. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/relatorios-de-gestao. Acesso em: 3 mar. 2021.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (Ed.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.
KRAWULSKI, Edite. Construção da identidade profissional do psicólogo: vivendo as “metamorfoses do caminho” no exercício cotidiano do trabalho. 2004. 207 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86913. Acesso em: 25 mar. 2021.
LAGO, Mara Coelho de Souza. Identidade: a fragmentação do conceito. In: SILVA, Alcione Leite da; LAGO, Mara Coelho de Souza; RAMOS, Tânia Regina Oliveira (Org.) Falas de gênero: teoria, análises e leituras. Florianópolis: Editora Mulheres, 1999. p. 119-129.
MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 31-44, jan./jun. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/inter/v7n13/v7n13a03.pdf. Acesso: 11 mar. 2021.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2006.
REIS, José Roberto Tozoni. Família, emoção e ideologia. In: LANE, Sílvia T. M.; CODO Wanderley. (Orgs.) Psicologia Social: o homem em movimento. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 99-124.
RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative Analysis. In: KELLY, Nancy; MILNES, Kate; ROBERTS, Brian; ROBINSON, David (Eds.).Narrative, Memory & everyday life. University of Huddersfield: Huddersfield, 2005. p. 1-7. Disponível em: http://eprints.hud.ac.uk/id/eprint/4920/2/Chapter_1_-_Catherine_Kohler_Riessman.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
SIGAUT, François. Observações sobre a técnica e a tecnologia. Techniques & Culture, 40-49, 52-53, 2009. Tradução Olivier Allain e Paulo Wollinger. Texto não publicado, elaborado com fins exclusivamente didáticos, 2017.
SPINK, Mary Jane; LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação. In: SPINK, Mary Jane (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2000. p. 93-122.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. v. 1, São Paulo: Contraponto, 2005.
TELLES, João Antônio. A trajetória narrativa: histórias sobre a formação do professor de línguas e sua prática pedagógica. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 34, p. 79-92, jul./dez. 1999.
TELLES, João Antônio. A trajetória narrativa: histórias sobre a prática pedagógica e a formação do professor de Línguas. In: GIMENEZ, Telma (Org.) Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: UEL, 2002. p. 15-38.
TELLES, João Antônio. Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.
TERÊNCIO, Marlos Gonçalves; SOARES, Dulce Helena Penna. A internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 139-145, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).