Ensino Médio Integrado no CEFET/RJ campus Maracanã: concepções de integração em disputa
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i28.71653Keywords:
Integrated High School, Integration, Document analysisAbstract
The Integrated High School (IHS) must articulate technical professional education and high school, with the ethical and political commitment to ensure students the right to professional formation, without this happening to the detriment of general education. Based on this assumption, the aim of this article is to identify concepts of integration that emerged in meetings of a commission formed to deal with IHS in the context of the Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca on the Maracanã campus. This commission worked between 2016 and 2018 holding collective discussions to evaluate the courses and to make necessary changes. A qualitative documentary research was carried out, based on the minutes of the meetings of the Commission of IHS. Data analysis aimed both at understanding the different conceptions about IHS and at capturing the subjectivity inherent in the discussions held. The results show that the need to reduce the workload and duration of IHS courses, attributed to CONIF in the context investigated, had a great centrality in the discussions of the Commission. A concept of IHS based on liberal determinants was also identified, with an emphasis on skills and competences that are aligned with the needs of the market, as proposed by UNESCO. The polytechnic concept, concerned with a more humanistic formation and a balance between manual work and the development of intellectual work, was practically non-existent in those minutes.
References
ALVES, Irene de Barcelos; VILARDO, Mônica de Castro Brito; TEIXEIRA, José Claudio Guimarães. Avaliação dos Cursos Integrados (2016-2018): elaboração de uma nova organização curricular para os Cursos Técnicos no campus Maracanã. Anais do II Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ: O Ensino Integrado em Foco. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2019, p. 39-42.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEMVINDO, Vitor. Por uma História da Educação Politécnica: Concepções, Experiências e Perspectivas. Tese em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
BRASIL. 2004. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/D2208.htm. Acesso em: 08 jun. 2021.
BRASIL. Lei n° 13.415 de 6 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato 2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 08 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm. Acesso em: 18 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1 de 05 de janeiro de 2021.Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578?fbclid=IwAR1cguC7vHF27D0foope_s3a68oiqVPd56KayaTGSkrWd6Ey8lWTkl12CHg. Acesso em: 30 mar. 2021?
BRUNOW, Vanessa de Oliveira. Politecnia, Política Pública Educacional Brasileira e a Implantação do Ensino Médio Integrado no CEFET-RJ: avanços e contradições (2004-Atual). Tese em Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Disponível em: dcp.uff.br/wp-content/uploadas/sites/327/2020/10/tese-de-2017-vanessa-de-brunow.pdf Acesso em:12ago.2021.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303 Acesso em: 12 ago.2021.
CONIF/FDE. Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília, 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Diretrizes_EMI_-_Reditec2018.pdf Acesso em: 15 nov. 2018.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (org). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 25-41.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: Martin. W. Bauer, & George Gaskell (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol35-num2-1995/introducao-pesquisa-qualitativa-suas-possibilidades Acesso em: 12 ago. 2021.
GONÇALVES, Leonardo Dorneles; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; SANTOS, Franciele Soares dos. A atualidade das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels para a crítica das reformas neoliberais na educação no Brasil. Revista Labor, v. 1, n. 25, p. 52-75, 27 abr. 2021.
LIMA, Marcelo; ALMEIDA, Jaqueline Ferreira de. Ensino médio integrado: tensões, desarticulações e articulações. Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 39, p. 76-85, 2014. https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10248
LOMBARDI, José Claudinei. História e historiografia da educação: atentando para as fontes. In: LOMBARDI, José Claudinei.;NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 141-176.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, 1986.
MENDES, Ronivaldo; MARQUES, Wellison. Sentidos do ensino médio integrado: um estudo de caso no instituto federal do norte de Minas Gerais - IFNMG - campus Almenara. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 45, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.666
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 705-720, 2013.
PASTORE, Dayse Haime; DEVONISH, Isabela Menezes da Silva; CARDOSO, Tereza Fachada L. (Orgs.). Registros de uma instituição centenária: CEFET/RJ. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017.
RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356 Acesso em: 12ago.2021.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepção de Educação Tecnológica: das Escolas Técnicas Industriais ao CEFETs. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 10, p. 1-15, 2010.
TRINDADE, Arlene Vieira. A Permanência Estudantil: Uma análise da primeira turma de ensino médio integrado e a política de assistência estudantil no Cefet/RJ- campus Maria da Graça. Dissertação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
UNESCO. Ensino Médio e Educação Profissional: desafios da integração. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://www.ceeja.ufscar.br/em-e-educacao-profissional Acesso em: 02 de ago. 2021.
UNESCO. Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado: resumo executivo. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível em https://inee.org/system/files/resources/192271por.pdf Acesso em: 02 de ago. 2021.
UNESCO. Currículo Integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora. Brasília: UNESCO, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000222630&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_050c4a71-2140-4ee0-814f-fee231a89bdd%3F_%3D222630por.pdf&locale=es&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000222630/PDF/222630por.pdf#%5B%7B%22num%22%3A872%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2C0%2C842%2Cnull%5D Acesso em: 08 de set. 2020.
UNESCO apoia uma estrutura curricular que torne o ensino mais atraente. EXTRA, Rio de Janeiro, 13 jun. 2011. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/educacao/unesco-apoia-uma-estrutura-curricular-que-torne-ensino-mais-atraente-2026929.html>. Acesso em: 21 abr. 2021.
VELASCO, Fernanda Zerbinato Bispo. Juventude, Trabalho, Formação e Futuro: O Discurso dos Discentes do Curso Técnico de Enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI. Dissertação em Educação Profissional em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29806. Acesso em: 12 de ago. 2021.
VELASCO, Fernanda Zerbinato Bispo; MARTINS, Carla Macedo. Análise da lei 13.415 de fevereiro de 2017 e o seu impacto na formação do técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, 2019. Disponível em: https://brasilianjouenals.com/index.php/BRJD/view/5663. Acesso em: 12 de ago. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Labor
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).