A CRISE DO TRABALHO DOCENTE NO SOCIEDADE DO TRABALHO

Authors

  • Eduardo Donizeti Girotto
  • Najla Mehanna Mormul

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i4.9283

Abstract

O presente trabalho, efeito de pesquisas realizadas em escolas públicas na região metropolitana de São Paulo, busca analisar a crise do trabalho relacionando-a com uma crise mais ampla e que envolve a sociedade moderna, totalizada pelo modo de produção capitalista. Esta sociedade assenta suas bases e fundamentos em uma noção de trabalho que, ao contrário de dar identidade e significado para as práticas sócio-espaciais de homens e mulheres espalhados por diversos territórios do mundo, tem como único objetivo reproduzir um modo de produção pautado na mercadoria. Este trabalho abstrato, produtor de alienação, visa totalizar todas as formas de produção. Com o crescente processo de proletarização do professor, verificado pela retração das condições de realização de seu trabalho ao mínimo necessário, o trabalho abstrato passa também a totalizar as atividades docentes. Com isso, de construtor de reflexões e questionamentos sobre a sociedade, o professor passa a se inserir nesta lógica como apenas mais um trabalhador alienado pela reprodução de um trabalho abstrato que só tem sentido no interior do modo de produção de mercadorias.

Author Biographies

Eduardo Donizeti Girotto

Eduardo Donizeti Girotto: Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Professor Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão, Colegiado de Geografia.

Najla Mehanna Mormul

Najla Mehanna Mormul: Mestre em Educação pela Universidade de Maringá, Professora  Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão, Colegiado de Geografia.

Published

2017-03-25

How to Cite

GIROTTO, Eduardo Donizeti; MORMUL, Najla Mehanna. A CRISE DO TRABALHO DOCENTE NO SOCIEDADE DO TRABALHO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 68–81, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i4.9283. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/9283. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos