A Produção de Material Didático em Audiovisual para Educação Escolar Indígena Guarani Mbya
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i21.41023Palabras clave:
Escolarização, material didático e indígenas Guarani MbyaResumen
O presente trabalho tem como objetivo retratar como tem sido desenvolvida uma experiência de produção de material didático em audiovisual, elaborado para o suporte pedagógico dos professores das escolas indígenas das aldeias Guarani Mbya. O projeto utiliza uma metodologia participativa, envolvendo no processo de elaboração os professores indígenas e não indígenas e uma ampla inclusão dos alunos Guarani do Ensino Fundamental (6º e 7º ano) do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, na aldeia Indígena Sapukai em Angra dos Reis – RJ. Os materiais didáticos destinados para as escolas indígenas, geralmente, carregam um perfil infantilizado e por vezes desassociado da realidade linguística e cultural das aldeias. Nesse sentido, o trabalho aqui mencionado, busca produzir instrumentos pedagógicos adequados para uma escolarização diferenciada, intercultural e bilíngue que fortaleça e preserve a cultura Guarani.
Citas
Referências Bibliográficas
D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Línguas indígenas precisam de escritores? Linguagem eletramento em foco. Campinas: CEIFIEL/UNICAMP, 2005.
MONSERRAT, Ruth Maria Fonini. Política e Planejamento Lingüístico nas Sociedades Indígenas do Brasil hoje: o Espaço e o Futuro das Línguas Indígenas. In: L. D. B. Grupioni (org.) Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC/SECAD, p. 131-153, 2006.
Nobre & FRANÇA, Indira Alves. Uma reorientação curricular pela via das redes temáticas e da pedagogia de projetos. In: MONTEIRO, Lício; NOBRE, Domingos; OLIVEIRA, Mara (Orgs). Caderno Pedagógico para Projetos de Educação Escolar Diferenciada e Intercultural: A produção do Guia Turístico Local nas Escolas Municipais Martin de Sá, na Praia do Sono, e Cajaíba, no Pouso da Cajaíba, Paraty – RJ. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação de Paraty, p. 5-7. 2017.
_______________ A Área de Linguagens nas Licenciaturas Interculturais Indígenas: Questões em Debate. Artigo. I SEALLIN. (no prelo). 2016.
_______________Escolarização Guarani Mbya no Rio de Janeiro: articulando ensino, pesquisa e extensão entre universidade e escola indígena. Montevidéu: XI RAM. 2015.
_________, (Org.) Proposta Curricular do 6º ao 9º ano Guarani Mbya. Colégio Estadual Indígena Guarani Karai Kuery Renda. Angra dos Reis, 2015.
_________, (Org.) Relatórios do Curso de Formação do Programa de Formação Continuada de Professores do 6º ao 9º Ano Guarani. Colégio Estadual Indígena Guarani Karai Kuery Renda. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).